Você sabia que o fulfillment pode ajudar na logística do seu e-commerce? Saiba como este é um processo fundamental para o desempenho do seu negócio!
O fulfillment é o termo utilizado para a definição de processos logísticos em um e-commerce, o que inclui o recebimento, processamento e entrega de mercadorias aos clientes.
Por isso, ele está presente na rotina de todas as empresas, seja qual for o seu segmento ou porte. Estamos diante de uma estratégia que pode alavancar as vendas do seu negócio e impulsionar a sua logística. Saiba como!
O fulfillment é uma expressão em inglês que traz como tradução livre o cumprimento, execução, realização e implementação. É, portanto, um processo completo logístico, que vai desde a solicitação de um pedido até a sua entrega. Por conta disso, ele envolve todas as atividades logísticas, o que exige uma ação integrada entre os setores da sua empresa, como SAC, TI, marketing e de vendas.
É possível afirmar que este é um pilar voltado para a estratégia que visa a satisfação de clientes, tendo em vista que ele é pensado para oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores.
Comprar hoje em dia não é mais uma simples relação de pagamento por um produto. O ato de comprar se tornou uma experiência – mas como a sua empresa oferece isso para o seu cliente?
A partir do momento que você implementar o fulfillment na sua empresa, os primeiros resultados percebidos serão o aumento de fidelização e de vendas. Ou seja, você só tem a ganhar!
Na prática, o fulfillment conta com algumas etapas básicas, como o estoque ou armazenamento, separação (picking), embalagem (packing), transporte e o pós-venda.
Apenas com base nessa explicação simples você já pode refletir se a sua empresa conta com todas essas etapas e se elas realmente funcionam. Claro que não é uma regra ter todos esses processos, afinal, isso varia de acordo com o segmento de atuação do seu e-commerce e do porte.
Alguns segmentos exigem mais urgência de entrega que outros, assim como alguns produtos que devem seguir um padrão de armazenamento específico. Conheça a seguir as etapas mais conhecidas do fulfillment e de que forma elas podem estar presentes no seu negócio para alavancar a logística!
1. Estoque ou armazenamento
Tudo começa com o armazenamento. Por isso, você deve iniciar o seu planejamento do fulfillment com o estoque. Como as suas mercadorias são armazenadas hoje em dia? Existe algum rigor técnico para a conservação dos seus produtos? Essas especificidades são comuns no ramo de cosméticos, por exemplo.
Dessa maneira, você pode investir em um armazém próprio ou a um estoque de terceiros, mais conhecido como dropshipping. Seja como for, é necessário ter um bom controle de inventário e de reposição pós-vendas. Avalie qual é a melhor opção para o seu negócio.
Além disso, com um estoque bem organizado, é mais fácil localizar os produtos na hora de montar pedidos e planejar a reposição dos itens.
2. Separação ou picking
A etapa de picking faz parte da organização interna da sua empresa. Aqui os pedidos são recebidos por uma equipe específica que deve localizar os produtos dentro do armazém e separá-los de acordo com as solicitações feitas pelos clientes.
Esse processo é importante para garantir a fidelização dos clientes, tendo em vista que o envio incorreto de um produto pode diminuir as chances de retorno do consumidor. Logo, o picking é uma prevenção e cuidado especial para garantir que a mercadoria correta chegará nas mãos do cliente.
3. Embalagem ou packing
Depois que os produtos são selecionados no estoque, eles devem passar pelo processo de empacotamento ou embalagem, também chamado de packing.
A importância dessa etapa é garantir que os produtos chegarão 100% íntegros no endereço informado pelo cliente. Com a embalagem adequada, a probabilidade de alguma avaria nos produtos é menor do que o esperado.
Para isso, invista em embalagens bem preparadas e de acordo com as especificidades de cada produto.
4. Transporte
Com os produtos devidamente prontos para serem expedidos, eles já podem ser transportados até o cliente. É nessa etapa do fulfillment que você define o melhor modal de transporte para a sua demanda: rodoviário, aéreo, náutico etc.
Além disso, você deve analisar a melhor estratégia, se é investir em uma frota própria ou terceirizada – ou até mesmo terceirizar toda a sua logística. Avalie os custos de cada opção, diferenciais e vantagens para decidir de forma assertiva sobre o seu transporte.
Neste caso, você deve seguir com o que torna o seu processo logístico mais eficiente! Caso conte com parceiros para realizar as entregas, escolha um que siga os prazos que você precisa e com os custos que cabem no seu orçamento.
5. Pós-venda
Uma experiência de compra não acaba com a entrega do produto! Depois do envio dentro do prazo informado e com a qualidade que o seu cliente merece, é importante iniciar a etapa de pós-venda.
É neste momento que pode ser enviado ao cliente uma pesquisa de satisfação e coletar o feedback da experiência dele. Os comentários do seu consumidor devem ser ouvidos e colocados em prática.
E com isso acaba o processo de fulfillment. Achou complexo colocar todo esse processo em prática? Conte com a Platinum Log para te ajudar!
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