O gerenciamento de fornecedores tem a função de administrar as empresas abastecedoras de produtos, serviços e cadeia de suprimentos. Saiba como melhorá-lo.
Para que uma empresa obtenha resultados lucrativos, é preciso que todos os envolvidos no processo logístico estejam bem alinhados. Isso não envolve apenas os gestores e colaboradores, mas também os fornecedores e demais figuras que não necessariamente integram diretamente a empresa – outro exemplo é a transportadora contratada.
É neste momento que surge a necessidade de um bom gerenciamento de fornecedores. Isso porque você deve manter uma boa relação com os parceiros, mantendo a cordialidade e a comunicação simultânea. Isso evita falhas e mantém as demandas bem atendidas.
Confira como gerenciar a sua relação com os fornecedores e como melhorar essa gestão.
O gerenciamento de fornecedores recebe o nome de Supplier Relationship Management, ou SRM. Este é um conceito que abrange desde a definição de metas para fornecer matéria-prima até a homologação de fornecedores. Ou seja, são reunidas todas as partes fundamentais de um ciclo operacional em uma empresa.
O principal objetivo deste gerenciamento é criar relações confiáveis com os fornecedores, encontrando parceiros de qualidade e atendendo à sua demanda atual. Além disso, com essa gestão eficiente, é possível prever alguns riscos comuns ao longo do processo de fornecimento e estimular o crescimento de ambos os parceiros.
Nesse sentido, gerenciar os seus fornecedores é uma prática fundamental para formar e manter uma supply chain eficiente. Isso sem contar que este gerenciamento contribui para a superação de alguns dos principais obstáculos na logística.
Um bom gerenciamento de fornecedores é capaz de conduzir da melhor forma as suas parcerias, mitigando riscos e falhas. Essa é uma ação que define os pré-requisitos estabelecidos para conferir em um fornecedor antes de firmar parceria. Essa gestão também é responsável por definir soluções para alguns dos problemas mais recorrentes.
Ou seja, a principal vantagem ao gerenciar os fornecedores é manter uma boa relação com o seu fornecedor e, se for algo benéfico para o seu negócio, torná-la duradoura. Além disso, com confiança, vocês podem rever os seus termos.
E os principais pontos que são revistos se referem aos custos. Já que você tem um fornecedor de confiança ao seu lado, os custos podem ser diminuídos e você aumenta o seu faturamento. A confiança é a base de uma boa relação empresarial, e o gerenciamento de fornecedores pode te oferecer isso.
Se você não tem um gerenciamento de fornecedores ou já definiu essa gestão há muito tempo sem revisões, saiba que é interessante dar prioridade a essa questão. Defina ou revise o que você tem quanto ao gerenciamento dos seus atuais fornecedores.
Se você já tem um plano nesse sentido, revê-lo pode mudar alguns parceiros para a entrada de bons fornecedores que atendem à sua demanda.
Toda ação parte de um bom planejamento estratégico, e isso também se aplica ao gerenciamento de fornecedores. No planejamento, você deve ser o mais realista possível, com informações detalhadas e metas bem definidas (sem esquecer de levar em consideração a realidade). Definir metas inalcançáveis só contribui para a frustração da sua equipe, o que não é positivo.
Portanto, você pode planejar o orçamento disponível, necessidades de suprimentos, demandas que podem ser terceirizadas, metas de desempenho, de que forma o produto ou serviço se encaixa na sua cadeia de produção e os valores mínimos e máximos para a gestão de relacionamento. Isso tudo deve ser pensado sem precisar rever o planejamento novamente.
Para uma gestão eficiente, você precisa de um formato de relação envolvendo a empresa e terceiros aplicável aos setores internos, sem desconsiderar suas particularidades. O gestor geral nem sempre contrata diretamente os fornecedores, delegando essa função ao setor mais apto a categoria do parceiro.
No entanto, isso não significa que a autonomia para negociar e a linguagem utilizada para interagir com o fornecedor devam ser as mesmas. Por isso, é importante criar políticas internas envolvendo o gerenciamento de fornecedores, que define um código de conduta e garante a sintonia entre a empresa e os parceiros.
A qualificação de fornecedores é fundamental para gerir e contratar empresas fornecedoras. Ele analisa as informações públicas e privadas de um possível parceiro com base em critérios que foram pré-estabelecidos por sua empresa.
Esses critérios podem variar desde o custo das operações até os valores dos parceiros. Isso porque você não quer ter a sua empresa ligada a uma marca, por exemplo, antiética ou sem preocupação ambiental. Depende do que a sua empresa procura!
Engana-se quem pensa que a homologação é o fim da escolha de um fornecedor para as empresas. Após a conclusão dessa etapa, o setor escolhido deve estar atento à validade e à renovação de dados que foram colhidos ao longo do processo, a fim de garantir que novas pendências não vão surgir.
O gerenciamento de fornecedores se trata de um processo contínuo, logo, você deve se preocupar com o monitoramento e avaliação de fornecedores após a homologação.
Essa fase não se resume ao controle de documentos e informações coletadas. É preciso ainda avaliar a qualidade e o cumprimento das obrigações estabelecidas no contrato de fornecimento ou prestação de serviços.
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