Você está precisando de ajuda para melhorar as suas entregas? Então, confira algumas soluções simples que podem ser aplicadas na sua gestão de transporte!
Planejar como será executado o transporte na sua empresa não é uma tarefa simples, já que inclui não apenas as entregas aos clientes, mas também a compra de insumos para o próprio negócio.
Porém, não precisa ficar preocupado com isso, pois hoje trouxemos algumas soluções simples que você pode implementar na sua gestão de transporte. Confira!
A gestão de transporte é uma forma de gerenciar eficientemente as operações envolvendo o transporte na sua empresa. Assim, ela decide desde a manutenção da frota até as entregas ao cliente, com o auxílio de um rastreamento preciso. Portanto, os sistemas que gerenciam o transporte permitem que as empresas garantam a satisfação dos clientes e reduzam custos logísticos.
Essa gestão pode ajudar a elevar as operações de transporte da sua empresa, com capacidade de fornecer análise e relatórios em tempo real. Isso dá às organizações uma melhor compreensão de seus negócios ao passo que também economizam tempo, dinheiro e recursos.
Além de gerenciar este setor, você pode integrar o gerenciamento de transporte nos seus atuais processos e operações. A logística integrada é a melhor solução para melhorar a sua execução e qualidade dos serviços, uma vez que agrega mais segurança, eficácia, desempenho e economia de custos.
Quanto à sua importância, é nítido que a gestão de transporte integra as operações logísticas de sucesso. Isso porque ela permite que os profissionais dessa área consigam planejar, otimizar e gerenciar as atividades de transporte de modo eficiente.
No geral, os custos de transporte costumam contribuir de maneira significativa para as despesas operacionais gerais, e por isso gerenciar essa área é primordial para evitar gastos desnecessários.
Além disso, com uma gestão adequada dos transportes, a sua empresa consegue tomar decisões mais assertivas, escolhendo sempre o equilíbrio entre o custo e a otimização dos recursos e serviços.
A partir do momento que essa gestão fornece aos gestores uma inteligência acionável por processos automatizados (a exemplo do planejamento de rotas, monitoramento de transporte e rastreamento de carga) o gerenciamento de transporte garante uma operação otimizada dentro da cadeia de suprimentos.
Mas, afinal, quais são os benefícios de realizar uma gestão de transporte na sua empresa? Agora que você sabe o que é e qual a importância de gerenciar o seu setor de transporte, conheça alguns dos seus benefícios:
Se você deseja aproveitar todos os benefícios de uma boa gestão de transporte, saiba que existem algumas soluções simples de como isso pode ser feito. Confira as nossas dicas a seguir!
1. Defina o que você quer atingir
O primeiro passo para uma gestão eficaz (para o setor de transporte e qualquer outro) é definir metas e objetivos. Nesse sentido, defina o que atingir e onde você quer chegar. No setor de transportes, esses objetivos costumam diminuir os custos com manutenção dos automóveis, reduzir o consumo de combustível e minimizar o tempo no trânsito (com rotas mais eficientes).
2. Tenha uma estratégia para as entregas
Engana-se quem pensa que as entregas são feitas de forma aleatória ou com base na chegada dos pedidos. Claro que há uma prioridade de entrega, porém, na gestão de transporte você precisa priorizar o melhor trajeto, e é neste momento que entra a roteirização. Este é um método para decidir a melhor rota, com base no consumo de combustível, trajeto, condições das vias e afins.
3. Tenha um plano de riscos
É de suma importância que você leve em consideração o gerenciamento de riscos, envolvendo principalmente os casos de roubos e acidentes no transporte. Isso diminui o prejuízo financeiro do seu negócio, aumenta a eficiência dos serviços prestados e garante que o cliente receberá o pedido solicitado.
4. Padronize os seus processos
A padronização de processos em qualquer setor traz diversos ganhos, como diminuição de falhas, e no setor de transportes isso não é diferente. Um fluxo de trabalho bem definido é primordial para a realização correta das operações. Alguns padrões podem ser, por exemplo, a definição de um horário diário para realização de entregas, determinadas técnicas para expedição e distribuição etc.
5. Controle os gastos
Reveja a sua frota, analise o que pode ser substituído, quais veículos não estão apresentando o desempenho esperado, quais motoristas não cumprem mais com a sua função e a manutenção dos automóveis. Tudo isso deve ser analisado e acompanhado!
6. Terceirize o transporte da sua empresa
Qual a melhor forma de controlar os custos da gestão de transporte senão a terceirização? A terceirização nada mais é do que delegar as tarefas da sua empresa para uma especializada. Ela possui o know-how que o seu negócio precisa para decolar!
E se você está pensando em terceirizar, conte com a Platinum Log!
A Platinum Log é uma solução de logística integrada que foca na entrega de operações logísticas terceirizadas. Acompanhamos todo o seu processo logístico, desde a definição de uma estratégia fiscal adequada até o recebimento de produtos. Tudo isso de forma online e inteligente.
Quanto à gestão de transporte em específico, a Platinum Log oferece o sistema TMS, tracking personalizado, torre de controle logístico, dashboard personalizado e evolução de pedidos em micro status. Conheça a nossa tecnologia e saiba como podemos ajudar o seu negócio!