Você sabe qual a diferença entre o processo de troca e devolução de produtos no e-commerce? Continue nos acompanhando e entenda melhor sobre o tema.
A priori, destaca-se que essas situações são muito comuns, uma vez que o cliente tem direito de solicitar à empresa a troca do produto comprado ou simplesmente desistir da compra e solicitar o reembolso do valor que foi pago.
Apesar de não ser um processo maravilhoso para o lojista, ele é uma realidade e deve fazer parte da logística reversa. Isso significa dizer que é neste momento que a mercadoria entregue precisa voltar ao CD (Centro de Distribuição), seja para troca ou devolução de produtos.
Neste momento inicial, é de suma importância ressaltar que ambos os processos (tanto a troca como a devolução de produtos) podem ser feitos mesmo quando o produto não traz nenhuma falha ou erro, afinal, é a satisfação do cliente que está em questão nesse cenário.
Sendo assim, confira abaixo mais informações acerca de cada um desses processos e de que forma você pode realizar, por exemplo, uma troca e devolução de produtos de forma a manter a satisfação do consumidor.
O primeiro passo para entender como funciona a devolução de produtos é entender o ponto de vista do cliente. Sendo assim, quando o cliente optar por devolver o item, a mercadoria retornará para a loja ou CD após o seu recebimento. Assim, o consumidor prefere não fazer a troca, e sim o reembolso do valor pago, o que se considera como uma devolução.
No geral, existe um prazo para que seja possível a devolução de produtos, uma vez que essa prática de devolver a mercadoria após o pedido do cliente é um direito do consumidor, com previsão no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Isso acontece devido ao arrependimento de compra ou até mesmo em situações em que o produto tenha chegado ao cliente apresentando alguma falha ou danos no geral. Por isso, quando o cliente solicita a devolução de produtos, ele não deseja outra mercadoria (na maioria das vezes), ele apenas quer receber o valor pago de volta (que é a soma do valor do produto e do frete).
Após a solicitação do cliente para a devolução de produtos, é preciso que a empresa emita a chamada nota fiscal de devolução. Sendo assim, essa emissão pode ocorrer de duas maneiras:
Em se tratando da logística reversa, que ocorre quando o cliente realiza a troca ou devolução de produtos e deve enviar através dos Correios o produto de volta ao e-commerce, podemos estar diante de alguns cenários, como os seguintes:
Você precisa desenvolver uma política de troca e devolução de produtos bem estruturada, a ponto de mostrar aos clientes como a sua loja pretende resolver todas as solicitações dos consumidores. Nessa política de devolução de produtos, alguns fatores não podem ficar de fora, como os trazidos a seguir.
Prazo para a desistência de uma compra
Lembre-se de que você deve estabelecer um período mínimo para que o cliente possa desistir da compra se quiser. O que consta na lei é que o prazo mínimo deverá ser de 7 dias úteis a contar do recebimento do produto. Porém, se preferir, você pode colocar um prazo maior, desde que o produto permita.
Canais de atendimento ao cliente
Mostre os canais de atendimento para que o cliente entre em contato com o seu e-commerce. Quando for possível, invista em um atendimento que haja de forma integrado, por exemplo, que poderá começar pelo e-mail, indo para o WhatsApp e seguir por outra opção.
Processos necessários
Converse com o consumidor e esclareça todos os processos necessários para que ocorra a devolução de produtos. Explique como ocorrerá a solicitação, o processo inteiro de devolução, se haverá a necessidade de levar o produto até uma agência da transportadora, com a apresentação da nota fiscal e condições que o produto deve ser devolvido.
Prazos para resolução do problema
Por fim, é importante fornecer informações adequadas acerca dos prazos de reembolso nas devoluções, além da chegada de uma nova mercadoria nas solicitações de troca.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
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