É de suma importância saber como funciona a logística de alimentos perecíveis, garantindo a sua qualidade para os clientes.
A logística de alimentos perecíveis é muito complexa e com certeza está entre os principais desafios do setor. Isso porque você precisa se preocupar com todos os cuidados e exigências no que se refere à preservação e segurança dos seus produtos.
O setor alimentício precisa de uma atenção especial pois com a conservação desses produtos é fundamental para não prejudicar a saúde dos consumidores. É importante saber como funciona a logística de alimentos perecíveis e como essa gestão deve se aplicar em sua empresa.
O primeiro ponto a ser analisado na logística de alimentos é o seu acondicionamento, isto é, o seu processo de embalagem. Afinal, os alimentos devem trocar de embalagem ao longo da sua evolução no processo de produção.
Por exemplo, após serem coletados, os produtos alimentícios devem ser deslocados e levados até o centro de distribuição – e isso ocorre antes da etapa de beneficiamento. E cada alimento tem a sua particularidade.
Os grãos (feijão, trigo, milho e arroz) costumam ser acondicionados em sacos a granel. Depois disso, eles são guardados em invólucros plásticos, evitando que haja o contato entre o alimento e o ambiente externo (isso previne a contaminação e deterioração dos produtos).
Já os alimentos frescos sofrem com um risco maior de danos ao longo do transporte, em razão da sua fragilidade. Alguns exemplos são os ovos e hortaliças, necessitando de uma embalagem mais resistente.
No geral, o processo de escoamento da produção de alimentos em uma empresa depende dos centros de distribuição e armazéns, que têm a função de guardar os produtos antes do seu envio para o varejo. Em se tratando de produtos industrializados, saiba que o método indicado é o PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai).
Dessa maneira, você pode prevenir possíveis perdas de alimentos, tendo em vista que os itens com data de expiração mais próxima serão comercializados com prioridade, seja qual for a data de compra do varejista ou distribuidor. Essa é uma estratégia interessante para diminuir os custos logísticos da sua empresa, uma vez que as mercadorias serão vendidas antes do vencimento.
A fim de ter uma logística de alimentos de qualidade, você deve estruturar uma operação logística bem preparada. Ou seja, pense em todas as etapas que o alimento deve passar até que ele seja entregue ao seu cliente final.
Seja qual for a operação logística ideal para o seu negócio, é interessante que você considere utilizar câmaras refrigeradas, paletes para movimentação dos lotes, cobertura (evitando a contaminação dos produtos) e ventilação/iluminação adequadas.
Diante dessas recomendações, você deve definir a sua cadeia de suprimentos, priorizando sempre a segurança alimentar. Para isso, estruture as seguintes etapas:
Comece pela embalagem dos alimentos perecíveis, de modo que o material escolhido preserve as características do produto. Essa embalagem também deve facilitar o carregamento e transporte até o ponto de vendas.
No geral, as embalagens podem ser divididas em 5 categorias, com base em suas funções: primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias. Nas primárias, o alimento deve ser envolvido e protegido até o seu consumo.
A embalagem secundária é aquela que reforça a segurança da embalagem primária. Na terciária, encontramos materiais que facilitam o manuseio do produto. Já na quaternária, podemos citar os paletes (mais utilizados no Brasil) para o transporte dos alimentos. Por fim, as quinarias são os contêineres ou embalagens especiais que conservam a mercadoria.
Na etapa de armazenagem na logística de alimentos, é necessário investir em uma área específica de estoque ou em um galpão industrial. O importante é que esta área atenda às necessidades dos seus produtos, com condições ideais de iluminação, ventilação, umidade e temperatura.
Não se esqueça da importância de uma higienização frequente, com base nos padrões definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na etapa de armazenagem, você deve garantir o espaço adequado entre os paletes, a fim de que haja ventilação suficiente para os produtos. No que se refere aos equipamentos utilizados no estoque, opte por sistemas anti vibração e contrate uma equipe capacitada para este setor.
Você precisa garantir que as mercadorias serão entregues ao cliente com segurança, ou seja, que ele não sofra nenhuma avaria em razão da embalagem inadequada, transporte incorreto ou de vias irregulares (sendo um problema resolvido com a roteirização). Assim, nesta etapa, é feita uma gestão de frotas, decidindo se esta frota será própria ou terceirizada.
Percebe como a logística de alimentos perecíveis é complexa e precisa de cuidados especiais? Se você não tem como investir em uma cadeia de suprimentos bem estruturada, terceirize a logística do seu negócio.
Se você deseja investir em uma logística de alimentos perecíveis adequada para as suas mercadorias, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!