A logística para e-commerce é primordial para que uma marca crie uma reputação de respeito frente à concorrência. Entenda como ela funciona!
Quando um cliente realiza o seu pedido em uma loja virtual, o ideal é que sejam requisitadas poucas etapas até a sua conclusão, como adicionar o produto ao carrinho, preencher informações relevantes, realizar o pedido e pronto.
Mas para que essa jornada de compra seja enxuta e eficiente é necessário ter uma logística para e-commerce bem planejada. Você sabe como fazer isso? Hoje iremos te ajudar! Confira as principais etapas que não podem faltar no planejamento logístico do seu negócio.
Antes de saber como você pode planejar a sua logística para e-commerce, é importante entender o que é. Essa logística se refere a todo o processo que leva um pedido a ser processado e concluído.
Logo, ela passa por todas as etapas, desde o estoque e armazenamento, preparação de pedidos, expedição e distribuição, transporte e envio de mercadorias. O objetivo é, portanto, tornar todo este processo eficiente e curto, garantindo a satisfação dos clientes.
Nesse sentido, a gestão logística é essencial para que o seu e-commerce funcione. À medida que essa gestão ganha melhorias, substituições válidas e feedbacks dos clientes com sugestões, o processo logístico se torna mais preparado para a demanda que recebe.
Mas, afinal, quais são as etapas que compõem um processo logístico? São elas:
Todos esses passos integram a logística para e-commerce, logo, cada etapa precisa ser bem definida e executada. Isso é um desafio para o seu negócio?
Para que você consiga planejar e executar a logística para e-commerce no seu negócio é necessário seguir algumas etapas. Confira um exemplo de estrutura para seguir.
1. Comece organizando o seu fluxo logístico
O primeiro passo é organizar o seu fluxo logístico, ou seja, planejando todos os passos do seu processo interno a partir da confirmação de pagamento do cliente.
Isso significa que você precisa definir todas as ações a serem realizadas por sua equipe para que um pedido chegue no endereço do cliente, quem será responsável por cada etapa e quanto tempo será necessário para a conclusão delas.
Saber o prazo de conclusão de cada etapa é importante uma vez que interfere na entrega – o primeiro contato físico entre a sua marca e o consumidor.
2. Alie-se à tecnologia
A tecnologia pode ser a sua grande aliada ao definir a logística para e-commerce. Isso porque é possível contar com recursos modernos, a exemplo de uma plataforma logística.
Com uma plataforma completa, como a Platinum Log, você pode acompanhar em tempo real e de forma integrada todas as informações e etapas logísticas do seu e-commerce. Isso vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas e definir estratégias cada vez mais poderosas para vendas, marketing e afins.
O ideal é que você tenha uma plataforma integrada, como a Platinum Log, tendo em vista que reúne todos os setores da sua empresa em um só local.
3. Tenha controle de estoque
No estoque encontramos o grande coração da sua empresa: um espaço destinado ao armazenamento de mercadorias, que são responsáveis pelo lucro do negócio. Desse modo, ter controle de estoque é uma prioridade na logística para e-commerce.
Neste controle, você precisa ter informações em tempo real sobre a disponibilidade dos produtos no estoque que estão sendo divulgados no site, quais itens precisam de reposição e quais mercadorias estão paradas no armazém.
De qualquer forma, um estoque organizado é responsável por agilizar as etapas de picking e packing, de separação e de embalagem dos produtos.
4. Defina como será feita a entrega na sua empresa
O frete é um dos tópicos mais delicados em um e-commerce, já que ele pode ser o grande diferencial competitivo do seu negócio ou o principal responsável por abandono de carrinho.
Avalie, por exemplo, se utilizar uma frota própria é realmente necessário, ou se uma frota terceirizada (ou até mesmo se a terceirização dessa entrega) é melhor. Além disso, diversifique as opções de entrega, com diferentes prazos e custos de envio. Assim, você agrada mais de um tipo de público consumidor.
Decidir todo esse planejamento pode ser estressante. Se você quer fugir dessas burocracias, conte com a Platinum Log e terceirize a sua logística para e-commerce!
Alguns gestores e líderes acreditam que, para processar um pedido, basta recebê-lo de um cliente e realizar o envio. Porém, isso é o que acontece do ponto de vista do cliente, e não da empresa.
Nos “bastidores”, a história muda totalmente. Isso porque você precisa se preocupar com todas as etapas necessárias para que a mercadoria correta saia do estoque e vá em direção ao cliente.
Com uma logística para e-commerce bem definida, você não sofre com atrasos na entrega, avarias nos pedidos, jornadas de compra longas, envio incorreto de pedidos e afins. Alguns desses problemas podem levar à insatisfação dos consumidores e queda de vendas (em razão das avaliações negativas).
Isso significa que a logística tem um peso significativo na imagem e reputação do seu negócio. Ela é responsável por garantir que o pedido chegará às mãos dos clientes dentro do prazo informado e com a devida proteção.
Entende a importância de se dedicar no planejamento logístico do seu e-commerce?
A Platinum Log é uma solução de logística para e-commerce integrada, terceirizando as operações internas do seu negócio por meio de uma ferramenta que reúne gestão + tecnologia!
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