Você sabe qual a melhor forma de estocar os seus produtos? Saiba como escolher o tipo de armazenagem ideal para a sua empresa!
Decidir como será feito o armazenamento dos seus produtos é uma tarefa complicada, em especial se as suas mercadorias possuem algum tipo de particularidade. Por exemplo, os vidros são frágeis, e produtos com este material precisam de cuidado redobrado. Os cosméticos devem ser armazenados e transportados com uma temperatura X.
Se essa escolha é uma dificuldade para o seu negócio, confira as dicas que trouxemos a seguir para te ajudar a escolher o melhor tipo de armazenagem para a sua empresa. Boa leitura!
Para decidir qual o tipo de armazenagem ideal para o seu negócio, você deve conhecer os modelos disponíveis. É necessário olhar o que vamos trazer a seguir com uma atenção especial para como cada tipo de estoque vai agregar eficiência e produtividade nos seus processos diários.
O primeiro tipo de armazenagem que trouxemos é a própria, aquela em que a empresa investe em todos os processos para montar o seu estoque. Este local, portanto, pertence à sua empresa, mas isso significa que você precisa comprar um imóvel, custear a sua manutenção e contratar profissionais para manter esse local funcionando.
Isso sem contar que os profissionais contratados devem passar por treinamentos e capacitações periodicamente. Afinal, o estoque é um local que exige conhecimento específico. Isso tudo representa um grande gasto para o seu negócio, não é mesmo?
Por outro lado, você também pode investir em um tipo de armazenagem terceirizada. Neste caso, você não precisa custear nenhum dos gastos que citamos acima. Afinal, o local, a sua manutenção e a operação junto aos profissionais já são condições inclusas no contrato.
A terceirização nada mais é do que a delegação de tarefas para outra empresa especializada nos serviços desejados. Desse modo, a empresa se torna responsável pela execução que você contratou, que pode ser apenas uma etapa da logística (como o estoque) ou a logística como um todo.
Essa é uma mistura da própria com a terceirizada. Afinal, aqui, a empresa aluga o local para colocar seus produtos, porém, utiliza os próprios funcionários para executar os processos logísticos.
Assim, a empresa fica responsável somente pela mão de obra, a gestão dos processos e na manutenção interna do armazém. Por outro lado, a limpeza, segurança e manutenção na estrutura ficam sob a responsabilidade da empresa contratada.
Alguns pontos devem ser levados em consideração ao avaliar o melhor tipo de armazenagem que se adequa às necessidades da sua empresa. Desse modo, você deve analisar as informações que trouxemos para tomar essa decisão da melhor forma possível.
1. Analise os custos
Considere todos os custos que você vai ter com qualquer tipo de armazenagem. A decisão sobre o estoque parte do orçamento que você tem disponível, e por isso os custos são o primeiro elemento a ser avaliado. Se você não pode arcar com todos os custos de um armazém, a terceirização pode ser a melhor solução!
2. Qual será o tipo de produto armazenado?
Alguns produtos são mais sensíveis do que outros, como é o caso dos cosméticos e medicamentos. Os ambientes devem ser adaptados e necessitam de equipamentos e métodos de movimentação específicos para evitar avarias, danos e prejuízos na execução das atividades.
3. Considere a amplitude do local
Após avaliar a especificidade dos seus produtos, leve em consideração o espaço e volume que ele ocupa. Se você precisa de locais maiores e mais amplos, saiba que, em contrapartida aos altos valores destinados ao espaço, isso facilita a manutenção, limpeza e organização do espaço.
4. Avalie o layout e a organização do espaço
Dê preferência aos layouts que facilitam a alocação e retirada dos materiais. Dentre os modelos mais comuns, é possível citar os porta-pallets, push back, flow rack, drive-in, drive-thru, carrossel e mezanino.
5. Não se esqueça de ver a localização
Você precisa de um tipo de armazenagem com localização estratégica, com acesso rápido e fácil às rodovias. Isso agiliza as entregas e a distribuição dos produtos. Defina estratégias que otimizem a logística do transporte, pois essa é uma forma de aumentar a produtividade da empresa.
Alguns gestores e líderes preferem saber qual o tipo de armazenagem mais escolhido por outros negócios. Essa é uma forma de se inspirar e agregar ao seu negócio o que deu certo com o seu concorrente. Por isso, trouxemos os exemplos mais comuns nessa área.
O WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gerenciamento de armazém, sendo ideal para gerenciar os insumos da armazenagem logística. Ele tem como função automatizar os processos dos estoques com um software. Desse modo, você consegue entender a necessidade de reposição de cada estoque, as movimentações efetuadas e o tempo necessário.
O porta pallets consegue aproveitar melhor o espaço de um armazém, exigindo a utilização de empilhadeiras, para que as estruturas superiores da armazenagem logística sejam acessadas. Com isso, os pallets são alocados inteiros em estruturas de metal, o que permite a separação das mercadorias em diversos níveis.
Por fim, temos o flow rack, que é uma estrutura que facilita e agiliza a movimentação por deslizamento, e para isso as prateleiras são disponibilizadas de maneira inclinada. É comumente usado para gerenciar itens leves, pequenos e fáceis de transportar.
Se a armazenagem é um desafio para o seu negócio, saiba como a Platinum Log pode te ajudar!
Ao investir na terceirização logística, você está optando por um caminho mais seguro para toda a sua empresa, principalmente o estoque, sem se preocupar com os custos e burocracias do armazenamento de seus produtos.
A Platinum Log pode te ajudar no controle de estoque, isso porque nós somos uma solução completa de logística integrada. Dentre os nossos principais recursos, é possível citar a gestão de estoques, mas também o nosso dashboard logístico, evolução de pedido em micro status e controle de SLA (OTIF e OTD).
Ficou interessado em mudar a forma que você lida com o seu estoque hoje em dia? Conheça a tecnologia da Platinum Log!