Ter um bom planejamento logístico é primordial para garantir a excelência dos serviços prestados ao cliente. Saiba como estruturar o seu.
Com o atual mercado competitivo, independentemente do segmento, é necessário ter um diferencial frente à concorrência. Essa é uma maneira de garantir que os serviços prestados ao cliente sejam de excelência e responsáveis por fidelizar o público consumidor.
Desse modo, você, enquanto gestor, deve garantir que as operações logísticas sejam fluidas e dinâmicas, o que na prática significa ter uma entrega mais rápida. Porém, para que isso seja possível, é preciso que uma série de etapas sejam concluídas com êxito, desde o recebimento das mercadorias até o atendimento pós-venda.
Nesse sentido, saiba como você pode estruturar o planejamento logística do seu e-commerce de modo eficiente e estratégico.
Hoje em dia, o mundo empresarial está passando por transformações, e uma delas é adaptar-se à nova realidade, que é a dos e-commerces (lojas virtuais). Transformar o seu negócio em virtual é o primeiro passo para se tornar realmente competitivo no mercado.
Em seguida, você deve ter uma logística bem estruturada a fim de atender à demanda dos clientes com mais eficiência, e isso é perceptível desde uma cadeia de atividades gerenciais e operacionais, fazendo com que tudo funcione em seu perfeito alinhamento.
E é neste momento que surge o planejamento logístico, estabelecendo objetivos, ajustar variáveis, reunir todos os recursos adequados (sejam tecnológicos ou humanos) e avaliar de modo constante os resultados que foram alcançados ao longo do tempo.
Ou seja, planejar todas as etapas logísticas do seu negócio é fundamental para garantir um diferencial competitivo, uma vez que vai otimizar as atividades de estoque, distribuição e entrega dos pedidos ao cliente. Além disso, esse planejamento prevê e lida com os gargalos logísticos.
Um dos motivos para investir no planejamento logístico é evitar possíveis gargalos nessas etapas operacionais. Mas, afinal, o que são esses gargalos?
Os gargalos logísticos podem ser entendidos como pontos críticos dentro da cadeia logística de uma empresa, como um obstáculo na manutenção da produtividade e competitividade do negócio.
Assim, os gestores precisam desenvolver ações que colaborem para identificar esses gargalos, definindo quais são as formas mais eficientes de superá-los. Essas ações podem ser treinamento da equipe, investir em softwares (e outros recursos tecnológicos) e contratar fornecedores de qualidade.
Percebe-se que o planejamento logístico de uma empresa exige muita atenção e cuidado da sua equipe. Por isso, hoje montamos um passo a passo para que você consiga planejar todas as etapas logísticas, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente final.
O primeiro passo desse planejamento é a gestão de estoque, pois é onde você encontra o lucro da empresa. Assim, confira se o ambiente atual corresponde à necessidade de armazenamento, ou seja, se o espaço é adequado para as suas mercadorias.
É neste momento que você pode considerar alguns métodos de gerenciamento dos produtos, como FIFO, FEFO e LIFO. Além disso, verifique a necessidade de investir em centros de distribuição e afins.
Após definir uma gestão de estoque eficiente, invista em uma logística integrada, fazendo com que toda a empresa funcione como uma só. Esse tipo de logística proporciona um fluxo maior de informações, de modo que todas as equipes têm acesso mais fácil às novidades.
Ter uma logística integrada é primordial para que os seus colaboradores estejam alinhados quanto à qualidade dos serviços, garantindo a satisfação dos clientes.
Embora alguns gestores ainda deixem de lado a escolha de embalagens, saiba que isso interfere na qualidade dos produtos comercializados e na fidelidade do cliente.
Além de garantir que o produto será entregue sem qualquer tipo de avaria, ele deve chegar ao cliente como se tivesse acabado de sair da prateleira. Ou seja, é neste momento que você coloca um diferencial na caixinha, como um brinde, um perfume ou um adesivo personalizado.
O investimento em uma embalagem adequada é capaz de reduzir possíveis custos no futuro, como a reparação de um produto ou na devolução desse pedido. Descubra qual a melhor embalagem para enviar pedidos.
Ao planejar a logística da sua empresa, você deve garantir que os pedidos serão entregues no prazo indicado e com a devida segurança. O ideal é que os prazos sejam reduzidos e que o seu transporte consiga chegar a locais mais remotos (que outros serviços não conseguem).
Por exemplo, os Correios são a principal solução de entrega hoje em dia, porém, eles possuem algumas limitações, como no quesito de quantidade de produtos, tamanho das mercadorias e regiões que o transporte chega.
Logo, se você já oferece ao cliente a entrega pelos Correios, confira alternativas para trazer no site novas opções, como de transportadoras ou da sua empresa (que pode ter frota própria ou terceirizada).
O planejamento logístico da sua empresa pode acompanhar diversos erros comuns aos gestores, e para evitá-los, confira os principais obstáculos encontrados nesse momento:
Se você precisa de ajuda para desenvolver o planejamento logístico do seu e-commerce, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
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