Como calcular o custo médio móvel de estoque?

Conheça uma forma de controlar seu armazém para garantir um bom retorno em suas vendas. Saiba como calcular o custo médio móvel de estoque!
Como calcular o custo médio móvel de estoque?

Conheça uma forma de controlar seu armazém para garantir um bom retorno em suas vendas. Saiba como calcular o custo médio móvel de estoque!

O controle de estoque é fundamental para o sucesso da sua empresa, mas saiba que não há só uma forma de fazer isso. De modo geral, é possível entender o controle de estoque como uma tarefa que vai muito além do armazém de uma empresa. Afinal, ela está ligada à gestão de produtos e mercadorias em toda sua vida útil dentro da sua organização.

Por conta disso, o intuito desse controle é manter todos os setores envolvidos a par da situação de cada produto, a fim de que entendam sua disponibilidade e/ou necessidade de reposição.

Na prática, é possível obter esse controle de diversas maneiras, sendo uma delas calculando o custo médio móvel de estoque. Isso porque ele permite analisar a flutuação de preços e equilibrar os valores para evitar perdas no faturamento.

Conheça esse cálculo e saiba como aplicá-lo no seu negócio!

O que é custo médio móvel de estoque?

Toda empresa que lida com venda de produtos deve manter um estoque equilibrado, a fim de atender as demandas da clientela. Para isso, existem alguns cálculos contábeis que podem auxiliar bastante, como o Custo Móvel Médio de Estoque.

Além disso, o custo médio de estoque é um dos métodos de controle deste espaço mais utilizados, sendo, inclusive, um dos mais indicados. 

Este custo nada mais é do que um valor que trabalha com unidades de um determinado produto. Estamos falando, portanto, de um recurso que recalcula o custo de cada unidade, por meio da média dos valores do item. Dessa maneira, à medida que uma nova leva de mercadorias chega no armazém, o valor do custo pode mudar.

Esse cálculo é crucial para o planejamento eficaz das finanças do seu negócio, porém, fique atento: evite realizar esses cálculos manualmente e sem nenhum controle elaborado. Como principal consequência, temos o aumento dos preços para a compra de novos itens, a conta se torna complexa, o que pode prejudicar o seu controle.

Por isso, é de suma importância usar o cálculo de custo médio para equilibrar o valor de venda e, claro, o lucro final de seu negócio.

Calcule o seu custo médio ponderado móvel

Apesar de esse tipo de cálculo ser considerado por muitos empresários como um método mais trabalhoso, o custo médio ponderado móvel é a maneira que melhor reflete os dados dos estoques remanescentes e custos de produção por período. Isso sem contar que ele também é o mais aceito diante da perspectiva fiscal brasileira.

A sua principal característica é que o estoque final e o custo de mercadorias (vendidas ou requisitadas) são válidos, levando em consideração o preço de custo. Isso porque também há o custo médio ponderado – mas isso podemos explicar em outra oportunidade.

Como o nome já nos revela, esse custo médio representa as despesas que variam de acordo com a produção. Com esse método de avaliação, você percebe que o valor de cada unidade de produto no estoque é alterado após a compra ou a produção de outras unidades que tenham um preço diferente. 

É importante destacar que, sempre que uma nova leva de mercadorias é adicionada e/ou adquirida, o valor do custo tende e mudar.

Cuidado: caso o sistema de controle de estoque adotado pela sua empresa seja o inventário permanente, é preciso utilizar o custo médio ponderado móvel, uma vez que o seu estoque é atualizado de forma constante na contabilidade.

Mas, afinal, como é realizado esse cálculo? Uma maneira mais rápida de se chegar a este indicador é com a soma do custo das peças ou produtos adquiridos recentemente àquelas presentes no estoque. Em seguida, basta dividir esse valor pelo número total de peças armazenadas.

Na prática, este cálculo é mais complexo, porém, os resultados são muitos prósperos para o controle de estoque!

Métodos de avaliação além do custo médio de estoque

Agora que você conhece um pouco mais sobre o custo médio móvel de estoque, é interessante escolher o método de avaliação que mais agregará benefícios na definição de parâmetros para análise ao longo do cálculo.

Dois destes métodos são PEPS (FIFO) e UEPS (LIFO), recursos simples de serem aplicados, mas com resultados muito interessantes.

  1. PEPS: o método “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”, ou FIFO, utiliza o valor do lote antigo do estoque para o cálculo. Desse modo, de acordo com os itens forem saindo, passa-se para o lote mais antigo entre os restantes.
  1. UEPS: por outro lado, temos o método “Último a Entrar, Primeiro a Sair” (também chamado de LIFO) funciona da seguinte forma: ele mantém a ordem de saída dos pedidos, mas para o cálculo é considerado o valor dos produtos comprados mais recentemente. Essa é uma forma eficaz de compensar possíveis aumentos nos custos dos produtos adquiridos.

Embora claramente seja um desafio, o controle de estoque é um dos principais fatores para o sucesso na otimização dos processos de sua loja. Um estoque gerenciado de forma adequada garante que você tenha o produto demandado na hora certa, o que facilita o giro de capital. Com este controle, você pode evitar um dos maiores medos dos gestores: que o seu dinheiro fique parado em forma de mercadoria.

Entenda que, como todos os setores de uma empresa estão interligados, um bom desempenho no gerenciamento de estoque se reflete de forma positiva nas demais áreas da sua empresa.

Está precisando de ajuda para melhorar o armazenamento da sua empresa? Conte com a Platinum Log e veja o seu negócio decolar!

Conheça a logística de armazenamento da Platinum Log

A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil. 

Para manter uma boa gestão de armazenamento, utilizamos:

  1. Porta pallet: com racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.
  2. Bins: os bins são soluções de armazenagem para itens pequenos, facilitando a etapa de picking e a separação.
  3. Blocados: possuímos áreas de armazenagem blocada, proporcionando maior aproveitamento do espaço disponível.

Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade das operações. Com esse sistema, você tem um maior controle de estoque, contribuindo para a criação de novas estratégias de vendas. 

Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
tpl fulfillment
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato