Você sabia que a gestão da logística integrada é ideal para melhorar o desempenho da sua empresa? Saiba como aplicá-la no seu negócio!
Sabemos que a logística de uma empresa exige bastante investimento de tempo, energia e financeiro. No entanto, hoje existem diversos recursos para facilitar esse setor, como a gestão integrada.
Como o nome já nos propõe, a integração traz como principal objetivo reunir e centralizar informações, mas será que a gestão da logística integrada se refere apenas a isso? Confira!
A gestão da logística integrada se baseia na interatividade entre os processos que se relacionam ao setor logístico.
Isso significa que toda a cadeia de suprimentos é considerada nessa gestão, partindo dos processos internos de fornecedores, no abastecimento do setor produtivo, transporte, controle dos produtos e vai até a relação da marca com os clientes.
Vemos que essa integração tem uma proposta diferente do que acontecia com a logística antigamente. Isso porque, há alguns anos, a logística focava apenas no armazenamento e no transporte de produtos. No entanto, vemos que hoje o termo “logística” se refere a muitos outros processos.
Mas por que o conceito de logística mudou?
O conceito da logística hoje pode ser entendida de forma integrada, de modo a se referir à união entre a Logística e o Supply Chain. A mudança de entendimento sobre esse conceito aconteceu em razão da importância agregada ao setor de logística nos últimos tempos.
Em um cenário de globalização, o qual estamos inseridos, é comum ver que os fornecedores, parceiros e clientes estão em qualquer parte do mundo, e mesmo assim todos conseguem manter uma relação de equilíbrio entre si. Mas isso também significa que a movimentação de produtos se tornou estratégica.
Por esse motivo, ter uma boa gestão de cargas, que deve ser para planejar a produção, para o armazenamento e a distribuição dos produtos, tornou-se um diferencial para empresas que possuem uma atuação ampla do ponto de vista geográfico.
Dessa maneira, o setor logístico trouxe ainda mais responsabilidades, sendo agora o verdadeiro coração da cadeia de suprimentos. Então, a logística ganha cada vez mais relevância no desempenho (e, consequentemente, nos resultados) da empresa como um todo.
Ao decidir sobre a gestão da logística integrada da sua empresa, é de suma importância levar em consideração algumas áreas para facilitar na sua administração. Confira algumas dessas áreas para te inspirar!
1. Suprimentos
A área de suprimentos se responsabiliza pela execução das atividades relacionadas à compra de produtos e insumos para a empresa. Portanto, isso inclui prover a matéria-prima para a produção e o material destinado às atividades em geral.
Para que isso seja possível, o setor de suprimentos pode ser integrado à logística da empresa com o objetivo de executar com agilidade as atividades rotineiras. Algumas dessas atividades são de transporte, recebimento, armazenamento e gestão do estoque.
2. Distribuição
A distribuição faz parte do setor logístico há um certo tempo, na verdade. É neste setor que são executados os processos de envio das mercadorias aos clientes. Isso abrange a previsão de demanda, a possibilidade de usar centros de distribuição, armazenamento, contratar transportadores, roteirização e o controle de qualidade dos seus serviços.
3. Atendimento ao cliente
Hoje, os consumidores estão mais exigentes quanto à sua experiência de compra, e uma das etapas logísticas que pode influenciar na satisfação do cliente é a entrega de mercadorias (que inclui os prazos e custos de frete, além das informações sobre a entrega). Por isso, a gestão da logística integrada se mostra muito vantajosa para o atendimento ao cliente!
O compartilhamento de informações sobre os clientes pode ajudar os atendentes a oferecer uma comunicação mais fluida e precisa. Isso significa que você pode ajudar com facilidade o seu cliente!
4. Gestão da Informação
É comum ver que algumas empresas integram o setor de tecnologia da informação (TI) com a logística, focando no ganho de eficiência. Essa área pode trazer aos gestores informações mais amplas e assertivas sobre os obstáculos do negócio, de modo a desempenhar melhor as suas atividades. É neste momento que surge a opção de usar sistemas modernos, como o SCM – Supply Chain Management.
Como vimos, a gestão da logística integrada tende a unir todos os setores da sua empresa, ou pelo menos a maioria. Mas como é possível aplicar este conceito no seu negócio? Descubra a seguir.
Na logística inbound, há uma troca de informação e material com os fornecedores, o que inclui o planejamento de compra dos suprimentos, transporte, recebimento de produtos, o estoque e a gestão de matéria-prima.
Por outro lado, na logística outbound encontramos as etapas que seguem depois a linha de produção. Aqui consideramos a distribuição da mercadoria, como a distribuição em armazéns ou centros de distribuição (CD), contratação de transportadores, monitoramento da entrega, atendimento ao consumidor e a logística reversa.
A implantação da gestão da logística integrada em uma empresa começa na avaliação das operações atual e como elas se relacionam com a logística, podendo ser inbound ou outbound.
Com base nisso, será desenhado o cenário em que existe a comunicação envolvendo todos os processos, como o nível que cada processo depende da troca de informação com as demais atividades.
Assim, é possível elaborar uma proposta de integração, feita por meio do uso de sistemas da informação que compartilham dados estratégicos envolvendo diferentes setores. Esse processo é feito por uma equipe interna capacitada ou por uma empresa terceirizada especializada nesse tipo de gestão.
É neste momento que a tecnologia se torna a sua grande aliada, pois os softwares podem realizar a integração dos processos logísticos. Por isso, é fundamental escolher um bom sistema, pois ele será capaz de controlar todas as áreas que comentamos acima.
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Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa (incluindo o estoque), resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. O resultado de uma jornada de compra sem gaps é a fidelização do consumidor e a boa reputação da sua marca.
A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. Para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
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