A fim de gerir melhor a sua empresa, saiba como uma plataforma logística pode ser de grande valia para as suas operações, agregando eficiência!
A administração de um e-commerce exige alguns investimentos de tempo e recursos, em especial quanto à logística dos produtos. No entanto, sabemos como é difícil definir todas as etapas logísticas, desde o armazenamento até a entrega de pedidos.
Para te ajudar nessa tarefa, é interessante contar com métodos modernos para gerir melhor todas as operações internas, e um deles é a plataforma logística. Saiba como este investimento pode agregar benefícios e, principalmente, eficiência!
Uma plataforma logística pode ser entendida como uma ferramenta moderna e tecnológica capaz de reunir todas as operações da sua empresa. Isso inclui as etapas de armazenagem, estoque, separação e embalagem, expedição, distribuição, transporte e pós-venda.
O principal objetivo de uma plataforma logística é centralizar as informações do setor, e os benefícios dessa prática são óbvios: você pode tomar decisões mais assertivas, ter acesso fácil aos dados relevantes e facilitar a criação de novas estratégias.
A logística é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e com a sua isso não seria diferente. Ter uma plataforma para gerenciar este setor é um diferencial que renderá bons resultados no futuro para o seu negócio.
Nesse sentido, a gestão logística do seu e-commerce pode melhorar bastante com o auxílio de uma plataforma. Isso garante, por exemplo, que os clientes se sintam satisfeitos com a sua marca, tornando-se um público fiel. Este é o seu objetivo? Então, ter uma plataforma logística é a melhor solução!
Se você ainda está em dúvida sobre o investimento em uma plataforma logística, o primeiro questionamento a ser feito é: como anda a logística atualmente na sua empresa? Você acha que ela poderia ser mais organizada? Os resultados logísticos não estão como esperado?
Caso as respostas não tenham sido empolgantes, é o momento exato para rever a maneira como a logística está sendo trabalhada no seu e-commerce. Em um processo logístico, as principais características esperadas são a eficiência e a produtividade – e ambas estão diretamente ligadas.
Isso porque a produtividade diz respeito a uma atividade que é realizada com menos recursos e tempo do que o comum. Já a eficiência se refere a uma execução com o mínimo de erros possível, alcançando o melhor rendimento. Percebe como os dois elementos têm relação entre si?
Nesse sentido, ter uma plataforma logística à sua disposição pode ser um excelente investimento para superar alguns obstáculos, como: falta de produtos no estoque, insatisfação do público com a sua marca e problemas com as entregas.
A logística em si já é um setor de altíssima relevância dentro do negócio, e por conta disso ela precisa de um olhar especial dos gestores. Você precisa organizar o seu processo logístico inteiro, como:
1. O recebimento de produtos após a compra do fornecedor.
2. Controlar o estoque de mercadorias.
3. Separar e embalar as compras dos clientes.
4. Enviar os pacotes conferidos e protegidos.
5. Acompanhar a entrega até a sua chegada ao endereço do cliente.
Para organizar todo esse processo, você pode:
Organize como serão realizados todos os passos do processo logístico do ponto de vista interno. Ou seja, o que acontece após receber um pedido? Qual o passo após o processamento de um pedido? Como ele será organizado e expedido?
Aproveite este momento para definir todas as ações necessárias que a sua equipa precisa executar a fim de que um produto chegue em segurança no endereço do cliente final. Estabeleça, ainda, o responsável por cada etapa e o tempo mínimo que cada fase precisa para a sua conclusão.
Após definir um fluxo logístico que faça sentido para o seu negócio, passe todas essas informações para a sua plataforma logística. Ela permite que você tenha uma ampla visão sobre o funcionamento prático deste processo.
É interessante destacar que você deve escolher uma plataforma de fácil acesso, permitindo o gerenciamento mais fácil dos pedidos. Essa plataforma deve fornecer uma visão clara sobre os serviços prestados aos clientes, evitando falhas.
Encontramos no estoque de uma empresa todas as mercadorias comercializadas que, posteriormente, se tornarão o lucro do seu negócio. Nesse sentido, é de suma importância que você tenha controle de tudo que tem neste armazém.
Esse controle evita que você compre mais produtos do que o necessário ou deixe de adquirir produtos que apresentam uma alta saída. O excesso e a ausência de produtos podem ser evitadas com uma gestão adequada de estoque.
A entrega é o grande contato físico entre a marca e o consumidor. Dessa maneira, é preciso oferecer ao cliente uma entrega de qualidade, seguindo os prazos informados no ato da compra.
Para que isso seja possível, você precisa de uma infraestrutura bem preparada para atender todos os pedidos. Caso você não tenha recursos para montar uma frota própria, com veículos próprios e profissionais capacitados, saiba que a terceirização logística é uma solução interessante!
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