CIF: Tudo o que você precisa saber

CIF: É necessário garantir uma entrega ágil e segura para os clientes. Confira tudo que você precisa saber sobre esse tipo de frete. Acesse o conteúdo!
CIF: Tudo o que você precisa saber

CIF: É necessário garantir uma entrega ágil e segura para os clientes. Confira tudo que você precisa saber sobre esse tipo de frete.

A priori, é interessante destacar que existem outros tipos de frete, como o FOB, que costuma ser comparado ao CIF. No entanto, podemos encontrar distinções muito claras entre esses dois tipos. Com isso, veremos a seguir qual a melhor forma de escolher um tipo de frete para a sua empresa.

No geral, os empresários que possuem operações que envolvem o comércio exterior já têm uma certa intimidade com esses termos. Porém, quem ainda está explorando o tema pode ter dificuldade de entender. Mas não se preocupe, pois o nosso intuito hoje é te auxiliar a entender melhor sobre o assunto.

Conceito de frete CIF

Inicialmente, é de suma importância trazer um conceito do frete CIF. Sendo assim, ressalta-se que o frete CIF se refere a uma sigla em inglês com os seguintes termos: "Cost, Insurance and Freight”. Em português, a tradução é de “custo, seguro e frete”. A simples tradução já traz uma noção geral sobre o que o frete significa.

Sendo assim, o CIF faz com o que a responsabilidade do processo de transporte da mercadoria seja do vendedor, e isso inclui tanto os seguros como os custos. O custo total do frete já está incluído no valor do produto. Por isso, não há motivos para que o comprador se preocupe com isso.

O produto será entregue no endereço informado pelo comprador. Assim, o valor pode ou não estar descrito na nota fiscal. A inclusão dessa informação não é obrigatória. Se for uma opção da sua empresa incluir, isso é facultativo.

Principais benefícios do frete CIF

O frete CIF costuma ser a opção mais vantajosa para as transações que ocorrem de forma direta para os consumidores finais. Esse tipo de operação é chamado de B2C. Além disso, o principal exemplo desse cenário é o e-commerce, que está em alta hoje em dia. Veja quais são os principais benefícios do frete CIF:

  • Tornar o controle de entregas mais fácil
  • Otimizar o transporte
  • Garantir a segurança das entregas
  • Monitoramento das cargas envolvidas
  • Noção dos processos logísticos
  • Gerenciamento de transporte
  • Trazer preços competitivos para o mercado

Custos envolvidos no CIF

Como o CIF imputa a responsabilidade dos custos do frete ao vendedor, e não ao consumidor, a empresa precisa ter noção de todos os custos envolvidos nessa modalidade de frete. 

Lembre-se de que o cliente não precisará pagar nenhuma quantia adicional pelo frete CIF. Isso porque, como foi explicado acima, esse valor deve ser repassado com o produto, no total da venda.

Por outro lado, o fornecedor estará responsável por essas despesas. Nesse rol de custos, você pode ter o ICMS (sobre os serviços), COFINS, PIS e o IPI. Esses são apenas alguns dos exemplos da carga tributária nacional envolvida nessa modalidade. Quando falamos de transações internacionais, é possível adicionar ainda a taxa de câmbio e o IOF.

CIF ou FOB: qual a melhor opção?

Agora que você já tem uma boa noção do que é o CIF, é interessante citar o FOB, uma vez que essa modalidade também é muito usada no ramo de vendas. O FOB é o Free on Board, ou seja, livre a bordo, quando traduzido para o português. Logo, aqui, a modalidade dá ao consumidor a responsabilidade de custear os valores do transporte.

Isso significa dizer que a escolha dos custos da operação, transportadora e demais riscos está a cargo do cliente. Portanto, destaca-se que o valor do frete não está embutido no custo do produto.

Por esse motivo, as operações que envolvem essa modalidade costumam ser do segmento B2B (entre empresas). É comum que as indústrias escolham esse frete por já possuir um contrato e a fim de economizar no transporte dos seus produtos que sejam de alto valor.

No entanto, uma similaridade entre o CIF e o FOB é que ambos estão nos Incoterms, o International Commercial Terms (Termos Internacionais de Comércio). Esses termos apresentam todas as determinações realizadas pela Câmara Internacional do Comércio, que é o órgão responsável por regular o comércio exterior.

Qual a melhor opção entre o FOB e o CIF?

Ambas as modalidades de frete, tanto o FOB como o CIF, guardam vantagens e desvantagens. A decisão pela melhor opção para a sua empresa depende da realidade que o seu negócio está inserido. Inclusive, é possível trazer uma diferença nítida entre esses dois tipos de frete.

Enquanto um fica a encargo do vendedor (CIF), o outro fica a encargo do cliente, que é o FOB. Por isso, antes de decidir pela melhor opção, analise alguns fatores, como:

  • Qual a situação atual da empresa? Se a sua empresa costuma realizar operações B2B, o FOB é a melhor opção. Porém, se as operações são destinadas a um consumidor final (B2C), o CIF é a escolha ideal.
  • Calcule os gastos com frete. Cada sistema traz custos distintos, e por isso você deve analisar todos os valores envolvidos em ambas as modalidades antes de adotar um tipo de frete.
  • É possível creditar o ICMS? Com o ICMS incluso no frete, a cobrança pode diminuir a taxa e ser paga posteriormente. Analise esse cenário antes de decidir o frete.

 Conte com a Platinum Log

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer  oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Quem somos
Nosso Movimento
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato