Você está em busca de um controle eficiente do estoque do seu negócio? Conheça a automatização FEFO e saiba como organizar melhor o seu armazém!
Para organizar o estoque da sua empresa, você pode recorrer a algumas técnicas, e uma delas é o FEFO, uma sigla que se refere ao “First expire, first out”. Entenda melhor sobre este controle inteligente de estoque e implemente no seu negócio.
O FEFO nada mais é do que uma sigla que se refere ao First expire, first out, isto é, primeiro a vencer, primeiro a sair. Portanto, estamos falando de um sistema de organização dos estoques que se baseiam na data de validade, em que o mais próximo a vencer será o próximo a ser vendido.
Esse é um modelo de organização que a sua empresa pode adotar para armazenar os produtos no estoque, agilizando inclusive o processo de expedição. A sua ideia é simples, seja qual for a ordem que os produtos estejam estocados, o seu negócio vai consumir aqueles que têm a data de validade mais próxima.
Logo, este é um formato bastante utilizado por empresas que comercializam produtos perecíveis e com alta rotatividade. Afinal, com isso, você garante que as mercadorias mais antigas não estraguem antes da sua utilização.
Antes mesmo de analisarmos detalhadamente este modelo de organização do estoque, você deve conferir algumas vantagens muito interessantes do FEFO, como:
Esses são apenas alguns dos benefícios que você pode aproveitar com o FEFO!
Na prática, o FEFO funciona de forma simples. A partir do momento que você decide adotar esse tipo de organização no seu estoque, o primeiro passo é arrumar os produtos mais antigos que chegaram, pois eles são mais prováveis de terem a data de validade próxima.
Este modelo está se tornando cada vez mais comum nas empresas que comercializam produtos perecíveis ou que contam com mercadorias que se tornam obsoletas mais rápido (este é o caso do setor químico e alimentício).
Um destaque importante a ser feito neste momento é que o FEFO é usado somente como um controle do prazo de validade dos produtos de uma empresa. Por isso, ele não deve jamais ser visto como uma forma de avaliar o ativo da empresa.
Por fim, o estoque com base nesse método de organização não sofre tanto com as variações do mercado quanto à deflação e inflação. Sabe o motivo disso? Ele traz uma alta rotatividade para o armazém, não mantendo esse local parado por muito tempo.
Mas, afinal, como implementar esse método de organização na empresa?
É necessário ter muito planejamento antes de colocar a mão na massa: para que o FEFO faça parte da sua empresa, você deve ter principalmente um controle altamente rigoroso da data de validade.
Com o intuito de garantir que nenhum produto seja perdido em razão da sua validade, a empresa deve organizar todos os itens no estoque com base no seu vencimento. Uma dica interessante é não utilizar critérios como a ordem de chegada.
Opte por separar os produtos por lotes que sejam mais fáceis de identificar, organizando os produtos com base na sua validade. Isso também vai ajudar na fase de expedição!
Apesar de ser um método de organização muito benéfico, o FEFO não é a única opção de controle de estoque que você tem à sua disposição! Você também pode contar com o LIFO e o FIFO, duas alternativas para organizar outros tipos de estoque.
1. FIFO
O FIFO é uma sigla para “First In, First Out” (ou em português PEPS – “Primeiro a entrar, Primeiro a Sair”). Este é um sistema focado no armazenamento do estoque da empresa em forma de fila, em que o primeiro item é o primeiro a sair do estoque.
2. LIFO
Por outro lado, temos o LIFO, que significa Last in, First out, ou em português: primeiro a entrar, último a sair. Esse sistema tem como intuito organizar o estoque de modo oposto ao FIFO, em que o foco é organizar os materiais como uma pilha. Assim, o primeiro item a ser estocado é o último a ser vendido.
Este método é comum em empresas que comercializam produtos não perecíveis e que não se tornam obsoletos com facilidade.
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