A sua empresa sofre com atrasos na entrega? Confira quais são as principais causas deste problema e saiba como evitá-lo.
A logística de uma empresa é fundamental para a execução de pedidos, por exemplo. Até a conclusão de um pedido do consumidor, a empresa precisa agir “nos bastidores” com eficiência e cautela, de modo a garantir que uma mercadoria chegue à casa do cliente no tempo indicado e sem avarias.
No entanto, os atrasos na entrega estão entre os maiores problemas enfrentados nos negócios atuais. Entenda as suas principais causas e como resolvê-las!
Se a sua empresa enfrenta dificuldades com os atrasos na entrega, saiba que isso não traz impactos negativos apenas para a satisfação e fidelidade dos clientes. Este é um problema que afeta de forma negativa os custos logísticos do seu negócio, influenciando no orçamento e disponibilidade financeira para novos investimentos.
A logística por si só já é um custo muito alto para as empresas, uma vez que é necessário investir em uma boa execução desde o planejamento das entregas. Isso começa com o armazenamento, distribuição, embalagem, separação, expedição e entrega em si.
Com o atraso ocorrendo na entrega, os seus clientes perdem o interesse em realizar novamente um pedido na sua empresa. Além disso, é preciso enviar novamente um transporte para entregar ou buscar o pedido do consumidor.
Algumas marcas investem no envio de um brinde para diminuir essa imagem negativa. As empresas têm retrabalho e o dobro de gastos com o envio do produto, que deveria ser algo simples.
Para resolver um problema, você deve entender a causa. Não há como trazer soluções para enfrentar essa dificuldade do seu negócio sem que antes você analise o que causou esse resultado. Por isso, confira as principais causas de atrasos na entrega.
Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas hoje em dia é a gestão inadequada de estoque, ocasionando atrasos na entrega. Se um produto demora a ser localizado no estoque, ele não será entregue de forma ágil para o consumidor, podendo resultar no cancelamento ou no atraso – gerando insatisfação por parte do consumidor.
Se a sua cadeia logística não é detalhadamente planejada, dificilmente algum serviço será executado com agilidade e eficiência. Desse modo, você deve planejar como cada etapa logística será feita, desde o armazenamento até a entrega. Para diminuir as suas preocupações nesse quesito, uma opção interessante é conhecer a terceirização logística – delegando essas tarefas para uma empresa especializada.
Os dados são o pontapé inicial de qualquer decisão ou estratégia, em especial para definir o que será feito diante dos atrasos na entrega. Logo, você precisa de um software ou ferramenta tecnológica para colher e organizar dados. Isso fará com que as suas próximas decisões sejam mais assertivas.
Um atraso na entrega é um problema que precisa ser resolvido na hora, dando transparência ao cliente. quanto mais informação o seu consumidor tiver acesso, melhor. Por isso, é necessário investir em ferramentas que forneçam dados em tempo real – a Platinum Log, por exemplo, oferece visão realtime de todas as etapas desde a entrada do produto até a entrega.
Com a integração de dados, todos os setores da sua empresa têm acesso às informações sobre um pedido. Isso agiliza o atendimento, o processamento de pedidos e a entrega ao cliente final. Sem essa integração, é provável que um problema seja resolvido de forma mais demorada que o necessário.
Você conseguiu identificar a sua empresa em alguma das causas trazidas acima? Se sim, saiba que é possível evitá-las com algumas práticas no dia a dia do seu negócio. Saiba como fazer isso sem perder a qualidade dos seus serviços.
Se você está enfrentando um problema logístico, saiba que algo precisa mudar, pois alguma das etapas (ou todo o fluxo interno) não está funcionando como deveria. Por isso, analise novamente como está sendo executado todo o seu processo logístico e substitua o que for necessário. A prioridade é o bom desempenho dessas etapas!
Uma previsão de demanda vai te ajudar a planejar melhor as suas compras futuras. Isso vai ajudar a manter o estoque preparado para a quantidade de pedidos que é realizada normalmente, além de evitar dois grandes problemas no armazenamento de mercadorias: o excesso e a falta de produtos.
Neste caso, é preciso utilizar técnicas para entender quais produtos têm maior e menor saída na sua empresa. Um método útil para isso é a Curva ABC.
Os seus gestores e todos os setores precisam se comunicar eficientemente. Essa facilidade contribui para uma tomada de decisões mais assertiva, que pode acontecer por meio de murais, canais digitais internos (intranet) e com a integração de dados.
Para diminuir os seus atrasos na entrega, terceirize essa etapa logística. Outra empresa especializada pode realizar com maestria essa operação, garantindo a satisfação do consumidor e o retorno desses clientes.
E a Platinum Log pode te ajudar!
A Platinum Log é uma empresa focada na terceirização de operações logísticas por meio de uma definição de estratégia fiscal, que vai desde o recebimento dos produtos até a entrega do pedido ao cliente final, oferecendo ainda o acompanhamento de todos esses processos.
Para isso, nós oferecemos uma solução logística integrada, com armazenagem e estoque, picking e packing, transporte, indicadores de desempenho e visão realtime. Temos o pacote completo de logística que a sua empresa precisa.
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