Confira as melhores opções que você pode investir no frete para e-commerce, agilizando os seus pedidos e garantindo a fidelização dos clientes.
Com o crescimento do comércio eletrônico, é possível perceber algumas mudanças na relação do consumidor com as marcas. Uma delas é a necessidade de receber com urgência os produtos adquiridos, mesmo que o seu uso não seja de emergência.
Com isso, as empresas devem se atualizar para oferecer ao consumidor condições atrativas de frete para e-commerce, e é sobre isso que falaremos hoje.
Decidir sobre o frete para e-commerce no seu negócio, de forma estratégica, é primordial para garantir uma boa experiência de compra para o seu cliente, isso porque esta já é a etapa que precede a satisfação do consumidor – uma vez que ele tem acesso ao custo e prazo de entrega.
É no momento que os clientes adicionam os produtos no carrinho que começa a grande preocupação dos lojistas. Isso porque é nessa etapa que os consumidores costumam abandonar o site em razão dos altos custos de frete e prazos longos de entrega.
Por isso, decidir sobre o frete de um modo estratégico é importante para garantir a fidelização e satisfação dos seus clientes com a marca. Desse modo, eles vão querer voltar a comprar com você com uma certa frequência. Para isso, o seu negócio precisa de uma logística eficiente.
Não adianta oferecer um frete para e-commerce super atrativo para o seu cliente se você não consegue cumprir com o prometido. Para que isso seja possível, a sua empresa deve contar com uma logística bem integrada e eficiente.
Quando falamos em logística, estamos nos referindo às etapas de estoque, armazenamento, transporte, separação, embalagem, distribuição, rastreio e entrega. Além disso, você não pode se esquecer de incluir a etapa de pós-venda, onde ocorre possíveis trocas e devoluções, além da coleta de feedbacks dos clientes.
A partir de uma logística eficiente na sua empresa, é possível garantir que as entregas sejam feitas com qualidade e que, consequentemente, os fretes prometidos sejam cumpridos – do ponto de vista financeiro e dos prazos.
A PwC divulgou na pesquisa Global Consumer Insights que cerca de 40% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para receber seus pedidos o mais rápido possível. No caso desses consumidores, a agilidade do frete se torna um fator determinante para uma melhor experiência de compra.
De fato, o investimento na agilidade do frete para e-commerce pode ser a solução que você buscava para o crescimento do seu negócio. No entanto, você sabe como fazer isso? O primeiro passo é realizar a análise detalhada dos seus pontos fracos quanto à estratégia de frete e os gargalos que precisam ser substituídos.
Por exemplo, quanto tempo a sua equipe precisa hoje para separar e embalar os pedidos dos clientes? Esse é um fator que deve ser analisado e que costuma impactar no prazo de entrega.
Saber calcular o frete para e-commerce é decisivo para a boa gestão da sua empresa. Na verdade, não estamos falando de uma tarefa difícil, mas sim detalhada. Isso porque você precisa considerar algumas informações básicas, como:
A regra é simples: quanto mais rápido é o frete, mais caro ele pode ser. Da mesma forma, o peso e o tamanho da embalagem (dimensões no geral) também impactam no custo final do envio.
Outro fator incluso no frete para e-commerce é a cubagem. A cubagem faz uma relação entre o peso real e o volume que o objeto ocupa. Essa medida é calculada da seguinte maneira: Fator de Cubagem = é um valor que muda de acordo com a transportadora escolhida.
Realizada a conta, as transportadoras fazem uma comparação com o peso real e o peso cúbico da encomenda, considerando o maior valor no cálculo do frete.
Cada transportadora dá o nome que quiser para os seus serviços de fretes, tornando as suas opções diferentes no mercado. Contudo, existem alguns tipos de frete em comum na maioria dessas empresas, considerando fatores como agilidade da entrega, nível de fragilidade e especificidade do produto e espaço nos veículos da transportadora.
Frete econômico
Este é o frete mais barato, contudo, possui um prazo de entrega maior. É um envio que as lojas virtuais costumam oferecer, por baratear o custo da entrega. Nos Correios, por exemplo, o nome do frete econômico é PAC.
Frete expresso
O frete expresso é uma modalidade de frete de curto prazo com custo maior. Essa opção é primordial pelo fato de que muitos consumidores têm urgência em receber os seus pedidos, e se mostram dispostos a pagar mais caro por isso. O exemplo mais popular de frete expresso é o Sedex, fornecido pelos Correios.
Frete CIF
A sigla CIF se refere ao Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). Esta é uma modalidade de transação de frete em que a responsabilidade do envio é da empresa que fornece o produto (embarcador). É a modalidade padrão no modelo B2C (empresa para consumidor).
Frete FOB
A sigla FOB quer dizer Free on Board (Livre a Bordo). Essa é uma modalidade onde a responsabilidade do envio é do comprador (destinatário). Nesse frete, o comprador compra a mercadoria e deve retirá-la e transportá-la até o seu destino final. O FOB é mais comum nas relações entre empresas, ou apenas B2B.
Se você acredita que esses fretes ainda não fazem parte da realidade da sua empresa, conheça a terceirização logística, que pode ser a solução do seu negócio.
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