A operação logística adota um papel fundamental no sucesso e na eficiência das empresas. Saiba como alavancar os seus resultados com uma boa logística!
Uma operação logística pode ser entendida como o processo complexo das empresas que abrange as ações de coordenação de atividades, a começar pela fase de compra dos materiais até a entrega dos pedidos aos clientes. Saiba como alavancar os seus resultados com a logística!
De início, é importante explorar o conceito de operação logística, que se refere a um conjunto de atividades com o intuito de planejar, executar e controlar o fluxo de materiais e recursos desde a origem até o destino final, da maneira mais eficiente possível. Essa operação surge com o objetivo de atender às necessidades dos clientes.
Para que isso se torne realidade, a operação logística inclui diversas áreas, a exemplo das compras, transporte, armazenagem, distribuição e gestão da cadeia de suprimentos. Por isso entendemos que essa operação é complexa.
É possível citar alguns exemplos de operações logísticas, como é o caso da empresa de varejo que comercializa produtos online. Nessa situação, a operação precisa atender os requisitos de compra dos produtos dos fornecedores até o armazenamento e distribuição para os clientes.
Outro exemplo é a logística de uma empresa do ramo de cosméticos. Esse negócio precisa de cuidados especiais quanto ao armazenamento e transporte dos seus produtos, já que estamos falando de itens específicos e com uma fragilidade muito alta.
Além de contar com esses exemplos, a operação logística está presente em outros setores, como nos ramos automotivos, farmacêuticos, e-commerce, logística reversa e outros.
Agora que você tem uma visão geral sobre a operação logística, saiba que ela funciona por meio de uma série de processos interligados com o intuito de garantir um fluxo eficiente de materiais na cadeia de suprimentos. Conheça alguns passos comuns a todas as operações logísticas (ou, pelo menos, a maioria).
É neste momento que tudo se inicia e onde são definidos os objetivos e estratégias para atender melhor às demandas do mercado. Isso inclui a previsão de demanda, definição de políticas de estoque, roteirização para os trajetos de distribuição e firmar parcerias com fornecedores e empresas de serviços logísticos.
Agora, chegamos à fase de compra de materiais e produtos para a produção ou prestação de serviços. Portanto, é comum que aqui haja a negociação com fornecedores, gestão de contratos, avaliação da qualidade e coordenação das entregas.
Os materiais e produtos adquiridos são armazenados em um local específico, que pode ser um depósito ou centro de distribuição. Para isso, surge a gestão de estoque, realizada com o intuito de controlar o fluxo de entrada e saída, evitando excessos ou faltas, além de garantir a disponibilidade adequada dos itens.
Essa etapa não está presente em toda operação logística das empresas. Se for necessário, essa etapa é feita para transformar os recursos e insumos em produtos acabados. Por isso, ela costuma envolver diferentes processos, como a montagem, embalagem e certificação de qualidade.
Os produtos são movimentados do estoque até o destino final por meio de diferentes modais de transporte, como rodoviário, aéreo, marítimo e ferroviário. Nessa etapa, você deve se preocupar com o planejamento de escalas, o agendamento de transporte, o rastreamento e a coordenação da entrega.
A operação logística tem como um dos objetivos entregar os produtos aos clientes seguindo os prazos definidos previamente e em condições de alta qualidade. O atendimento ao cliente é a etapa que abrange aspectos como o monitoramento da satisfação do cliente, resolução de problemas e um suporte pós-venda eficiente.
Ao longo de todo o processo, é fundamental ter como um dos pilares de atuação o monitoramento e controle das atividades logísticas, de modo a coletar dados relevantes para a sua posterior análise. Isso permite uma identificação e mapeamento de oportunidades de melhoria, correção de desvios, otimização de processos e implementar melhorias contínuas de eficiência operacional.
Como vimos ao longo do texto, a operação logística é crucial para obter um fluxo eficiente de materiais, dados e recursos na cadeia de suprimentos. Com uma gestão eficiente da logística, as empresas conseguem reduzir custos, garantir a satisfação do cliente, agregar maior agilidade às operações e ter uma grande vantagem competitiva, de modo a alcançar resultados extremamente satisfatórios.
A operação logística, quando bem executada, é um fator primordial para o crescimento duradouro e a excelência operacional das organizações, o que permite que elas se destaquem em um cenário empresarial bastante desafiador.
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