Você sabia que o controle logístico é primordial para o funcionamento adequado do seu e-commerce? Saiba como implementá-lo no seu negócio!
A logística de um e-commerce com certeza está no topo das preocupações dos gestores e líderes: sem isso, não é possível oferecer uma experiência de compra de qualidade para o cliente.
Para isso, você precisa de uma cadeia de suprimentos bem estruturada, exigindo um controle logístico de qualidade. Você sabe como fazer isso? Entenda melhor sobre o tema a seguir.
Inicialmente, é importante destacar que o controle logístico é um termo que se refere ao acompanhamento de todas as etapas do trabalho em equipe que realiza o abastecimento das organizações e a distribuição de produtos.
Nesse sentido, as empresas devem realizar as seguintes atividades para obter este controle:
Com a visibilidade do andamento das entregas, a sua empresa consegue atender às necessidades dos clientes, uma vez que pode, com mais rapidez e eficiência, resolver problemas do dia a dia. Mas isso é fácil? Não.
Essa rotina de controle logístico só pode ser alcançada através da análise dos resultados de indicadores de desempenho. Com isso, os gestores podem colher dados e tomar decisões mais estratégicas para o negócio.
Todas as decisões dos líderes do negócio têm alto potencial de gerar grandes impactos na rotina da empresa – incluindo o setor logístico. Desse modo, é essencial conhecer os benefícios do controle logístico para seu e-commerce – demonstrando a importância dessa prática. Confira a seguir!
Despesas envolvendo as mais diversas operações logísticas ocupam uma parte significativa dos custos de uma empresa. Isso porque envolve, por exemplo, a manutenção de frota, abastecimento dos automóveis, contratação de motoristas e outros. Isso é grande parte dos rendimentos, mas controlando a logística é natural que haja uma redução de custos.
No entanto, neste momento, é importante distinguir dois conceitos essenciais neste assunto. O controle de gastos não se trata de um objetivo a ser alcançado através da redução da qualidade dos serviços. Isso só é possível através de uma economia concreta, surgindo como resultado do aprimoramento das operações.
Logo, redução de custos nada mais é do que a realização eficiente das atividades, usando menos recursos e mantendo a qualidade – com o devido controle logístico.
O controle logístico resulta na diminuição na incidência de erros, evitando decisões tomadas sem o devido cuidado, a fim de evitar grandes prejuízos para a empresa. Atualmente, as empresas estão se baseando na gestão de dados, no comportamento do mercado. Com isso, é possível identificar tendências e antecipar demandas.
O setor logístico é, por si só, bastante competitivo. Nesse contexto, é natural que as transportadoras procurem formas de se destacar frente à concorrência a fim de atrair clientes e construir uma imagem respeitável e confiável.
Um dos pontos que mais influenciam a experiência de compra dos clientes é o prazo de entrega. Portanto, você deve buscar formas de diversificar esse serviço com opções de envio, como a entrega expressa, next day delivery e same day delivery, por exemplo.
Fazer mais com menos recursos está entre as principais metas das empresas, e você sabia que isso pode ser alcançado com o controle logístico? Especificamente, com a otimização de processos por meio de soluções tecnológicas.
Neste momento, faz-se necessário o investimento em softwares de roteirização, por exemplo, uma vez que oferecem possibilidades de criar rotas ágeis. Como consequência disso, torna-se uma realidade concluir mais entregas no mesmo período e atender mais clientes.
Se você ficou interessado no controle logístico e deseja aplicar essa prática na sua empresa, saiba que é possível com algumas ações. Saiba mais!
Aqui estamos nos referindo a um aprimoramento da empresa como um todo, iniciando a capacitação dos gestores indo até a equipe operacional. Dessa maneira, cria-se um senso de pertencimento e valorização de profissionais que agrega qualidade aos processos.
Você deve utilizar sistema de rastreamento em tempo real. Este é um recurso que aproxima a relação com o público consumidor, uma vez que permite que as informações sejam compartilhadas sobre as entregas. Desse modo, o serviço é mais confiável e transparente graças ao controle logístico.
A frota com certeza é um dos maiores bens da empresas, utilizada na prestação de serviços. Então, o mais recomendado é planejar rotinas, contribuindo para a gestão dos veículos. Um fator importante que auxilia na gestão de frota é a manutenção preventiva, que visa prolongar a vida útil dos automóveis, além de aumentar a sua produtividade.
O registro das transações do seu e-commerce deve ser arquivado ajudando consultas posteriores, como orçamentos e comprovar entregas. A fim de facilitar esse processo, utilize programas de automação, como a emissão de notas fiscais.
Alguns recursos podem também garantir a proteção de dados aos envolvidos. Desde a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), todas as empresas devem adequar os procedimentos para proteger informações pessoais.
A tecnologia tem um papel crucial no aprimoramento da relação entre empresa e cliente. As ferramentas tecnologias aperfeiçoam os serviços prestados e agregam competitividade à sua empresa no mercado.
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