A sua empresa utiliza alguma ferramenta de rastreio de cargas? Saiba a importância dessa tecnologia para o setor de transportes do seu e-commerce!
Lidar com o transporte de cargas em uma empresa é uma tarefa complexa, em razão das suas milhares de responsabilidades. Mas um dos maiores desafios deste setor com certeza é garantir que os produtos estão seguros durante todo o trajeto e chegaram em boas condições nas mãos do cliente.
Você sabia que já existe uma tecnologia para te ajudar nessa operação? Estamos falando do rastreio de cargas, uma solução moderna que agrega segurança às suas entregas. Conheça essa tecnologia!
A tecnologia do rastreio de cargas é uma solução tecnológica que serve para integrar o seu atual sistema de armazenamento com estratégias de gestão. Isto é, uma única tecnologia serve para três setores da empresa: estratégico, estoque e transporte.
Desse modo, a tecnologia de rastreio é utilizada para indicar com precisão a posição do automóvel de uma empresa em um trajeto de entrega – seja qual for a sua localização.
E o melhor de tudo é que o seu funcionamento é bastante simples: basta instalar um equipamento nos veículos que utilizam a geolocalização. Os rastreadores de veículos funcionam com base em algumas tecnologias, como a radiofrequência, RFID, GPS, telemetria e softwares de gestão.
Na prática, esses sistemas realizam o registro de dados sobre as cargas, destinos, produtos, trajetos e reúnem referências sobre os motoristas. Consegue visualizar, de forma prática, como este rastreio pode trazer benefícios para o seu e-commerce?
Investir em uma tecnologia de rastreio de cargas é um grande diferencial competitivo para o seu negócio. Como principal benefício deste recurso é possível citar a segurança que ele trará ao automóvel, à carga e, claro, ao condutor. Porém, os motivos para investir nessa opção não param por aí.
Os rastreadores de carga também são uma excelente ferramenta logística, de modo a permitir o monitoramento em tempo real de todo o trajeto que a sua carga está fazendo. Isso garante que o prazo estipulado para entrega será cumprido.
Este recurso também é uma solução interessante para os casos que envolvem roubo de carga. Infelizmente, este é um problema sério e frequente no Brasil. Com o rastreio, o veículo pode ser facilmente localizado, socorrendo os motoristas.
Se você ainda precisa de um empurrãozinho para realizar esse investimento, confira alguns motivos que podem te incentivar:
1. Prevenir perdas
Com um sistema de rastreio de cargas, você consegue agregar segurança aos automóveis da sua frota. Assim, você diminui a probabilidade de ter os seus veículos furtados ou roubados – além da possibilidade de ter produtos extraviados.
Diante de alguma ocorrência do tipo, a seguradora consegue usar o rastreio para tornar mais fácil as investigações e localizar a carga e o veículo.
2. Operação ágil
O monitoramento de cargas traz indicadores de falhas, que alertam sobre problemas de percurso ou nos automóveis e apresentam as melhores soluções para o ocorrido. Esse recurso faz com que a transportadora tenha mais agilidade diante de algum imprevisto.
3. Redução de custos
Uma vez que você terá mais controle sobre as suas operações e frotas, é possível garantir que as suas rotas sigam um trajeto com menos pedágios, menor percurso e menos trânsito. Isso representa uma economia de custos a longo prazo, entre outras vantagens.
4. Garantir a satisfação dos clientes
O rastreio de cargas oferece ao cliente o monitoramento em tempo real da sua entrega. Essa transparência traz mais confiabilidade à experiência de compra do consumidor, além de demonstrar ao cliente que o prazo de entrega está sendo seguido como foi informado.
5. Aumenta as suas oportunidades de negócio
Um sistema de rastreio de cargas hoje em dia não é mais um diferencial, e sim uma tecnologia atual. Ou seja, as empresas que não possuem esse recurso acabam ficando para trás em relação à sua concorrência. Com este investimento, você pode garantir mais parceiros e fornecedores!
No rastreio de cargas, você pode utilizar diferentes tipos de tecnologias, e cada uma delas traz os seus diferenciais. Confira os principais exemplos disponíveis hoje no mercado.
A radiofrequência é uma das tecnologias mais conhecidas, permitindo que o rastreio ocorra por sinais de rádio. Portanto, as informações são colhidas por antenas, por meio da triangulação, o que facilita a localização do veículo. O ponto positivo é que a radiofrequência não é interrompida por inibidores de sinais.
O GPS é outra tecnologia bastante conhecida no rastreamento de veículos, sendo realizada por satélite, 24/7. Para funcionar, basta instalar um receptor GPS no veículo. Em seguida, ele recebe os sinais do satélite e decodifica as informações de localização.
O RFID é a radiofrequência com identificação. Assim, ele funciona com uma etiqueta no chip que é acoplada nas mercadorias. Isso facilita o seu rastreio mesmo após retirar a carga do veículo. Nessa etiqueta, as informações são enviadas através de ondas de rádio para um receptor e uma antena.
A telemetria permite que os seus veículos sejam rastreados, mas não só isso. Ela disponibiliza informações valiosas para a sua gestão de frota, funcionando como uma rede sem fio, fornecendo dados como velocidade, distância percorrida, consumo de combustível, frenagens bruscas e situações mais perigosas de trânsito. Uma solução completa!
Por fim, você pode contar com softwares de gestão para realizar o rastreio de cargas da sua empresa, como a Platinum Log.
A Platinum Log oferece uma solução completa de logística integrada para que o seu negócio cresça. Com isso, os nossos principais recursos que podem te ajudar neste caso são gestão do negócio, tracking personalizado (TMS) e torre de controle logístico.
Conheça a nossa tecnologia!