O setor logístico foi, por muitos anos, dominado por homens. Por isso, a presença de mulheres na logística possui um papel crucial na igualdade de gênero!
A logística foi, por muito tempo, um setor do mercado visto como algo destinado aos homens. Isso acabou afastando o interesse das mulheres por esta área, porém, essa não é mais a realidade desse cenário. Atualmente, a presença de mulheres na logística tem se tornado muito mais forte. Confira a importância dessa representatividade!
A discussão sobre a paridade (ou igualdade) de gênero se tornou mais frequente com o passar dos anos, e esse debate chegou ao setor logístico. Afinal, as mulheres sempre ocuparam o mesmo lugar que os homens nessa área? A resposta é não!
Além de todas as questões relacionadas à inserção da mulher no mercado de trabalho e sua maior participação em locais predominantemente ocupado por homens, existem outros desafios a serem superados, como é o caso do sexismo e o preconceito de gênero.
Apesar da ascensão da mulher em suas carreiras estar em constante evolução, a diferença ainda é gigantesca. Em 2019, um estudo feito sobre paridade de gêneros feito pela Bain & Company em parceria com o LinkedIn revelou que apenas 3% das mulheres possuem cargos de destaque e liderança no Brasil. Percebe como este fato por si só já revela a importância que devemos agregar a este assunto?
Além disso, essa mesma pesquisa concluiu que 82% das mulheres e 66% dos homens creem que a igualdade de gênero precisa estar entre as prioridades estratégicas das organizações que trabalham atualmente.
Então, fica o questionamento: como diminuir a diferença de representatividade e como as empresas podem ser grandes aliadas dessa luta?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa não é uma luta somente das mulheres: toda a sociedade precisa estar envolvida com esse discurso de paridade de gênero!
Inclusive, garantir às mulheres igualdade de oportunidades na tomada de decisão é uma das metas da Agenda 2030. Segundo este plano, feito com o intuito de alcançar um mundo mais justo, as mulheres devem participar da vida pública, em seus campos cívico, econômico e político, com posições de liderança no setor público e no setor privado. A meta deste plano é de que as mulheres ocupem até 30% dos cargos de liderança até 2025 e até 50% em 2030.
Além disso, quando pensamos em mulheres na logística não estamos falando apenas de cargos com trabalho braçal. Claro que esses serviços também são comuns na área, mas a logística envolve um universo de serviços muito maior do que a maioria das pessoas pensam.
Na logística, você se depara com os setores de transporte, gestão de estoque, armazenagem, processamento de pedidos, gerenciamento de riscos, gestão da informação, controle de perdas, logística reversa e muito mais. A atuação de mulheres na logística tem como limite o céu!
É de conhecimento comum que a responsabilidade das grandes e das pequenas companhias nessa luta é de suma importância. Com isso, o objetivo é reduzir toda essa desigualdade e preconceitos, uma vez que, para criar um ambiente de trabalho mais justo e saudável, é crucial que essa pauta se torne cada vez mais frequente dentro das empresas, discutindo sobre mulheres na logística, por exemplo.
Falar de maneira aberta sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho (incluindo a logística) e destacar que a desigualdade de gênero é um problema que existe, é o primeiro passo rumo a promover a inclusão.
Orientar os colaboradores, gerentes e liderança também se torna um posicionamento válido, sendo de extrema importante que diretores e cargos grandes na empresa se posicionem, demonstrando respeito e empatia pela causa, tendo em vista que esses profissionais são o grande exemplo para a equipe como um todo.
Mas como essa representatividade é vista no setor logístico?
Com uma visão mais estratégica e tática, a logística se transformou, pouco a pouco, em uma porta de entrada para que as mulheres conseguissem conquistar de vez um espaço que há muito tempo não era possível.
Um dos fatores que mais contribuiu para a ascensão das mulheres na logística é o fato de representarem a maioria nas faculdades brasileiras e por possuírem mais anos de escolaridade em relação aos homens, de acordo com o IBGE.
A atuação logística é muito diversa, de modo que a mulher pode ocupar um cargo operacional ou estratégico, no estoque, no transporte, nas entregas, no planejamento estratégico e muito mais!
A Platinum Log tem como principal objetivo ser a solução definitiva de logística dos clientes, visando eliminar os atritos logísticos que atrapalham a operação das empresas, atuando como um combustível capaz de fazer os negócios fluírem e prosperarem.
Mas a empresa possui muitas mulheres na logística? Sim!
Aqui, na Platinum Log, as mulheres ocupam cargos de liderança e de coordenação de equipes. Além disso, possuímos o certificado de Great Place To Work, comprovando que estamos juntos na luta para criar um ambiente de trabalho agradável e justo para os nossos colaboradores, trazendo como um dos objetivos alcançar a igualdade de gênero!
Faça parte dessa luta também!