A embalagem no e-commerce é um fator que merece atenção redobrada, então, confira a importância de mantê-la padronizada a seguir.
No planejamento geral do processamento de pedidos em uma empresa, é necessário levar alguns fatores em consideração, sendo um deles a embalagem das mercadorias. Isso porque os produtos devem chegar nos endereços indicados da maneira mais conservada possível.
Desse modo, hoje iremos discutir sobre a importância de padronizar a embalagem no e-commerce e de que maneira isso pode impactar nos resultados do seu negócio.
A priori, antes de adentrar na padronização da embalagem no e-commerce e a sua importância prática, é de suma importância explorar os principais tipos disponíveis hoje em dia. Desse modo, com base na Associação Brasileira de Embalagem (Abre), existem três tipos de embalagem.
São elas as embalagens primárias, secundárias e terciárias. As primárias são aquelas que possuem um contato direto com a mercadoria. Já as secundárias têm como objetivo proteger uma ou mais de uma embalagem primária. E, pela lógica, as terciárias protegem as secundárias e primárias.
Além de contar com essa classificação bem variada, é necessário levar em consideração o tipo de produto que será embalado. Afinal, a depender do item, ele precisa de mais segurança e proteção na embalagem, com materiais resistentes.
Ao pensar na embalagem no e-commerce, é interessante conhecer os principais materiais que podem ser utilizados neste momento. Assim, os exemplos que trouxemos a seguir podem estar presentes na embalagem primária, secundária e terciária:
Dessa maneira, esses materiais incluem a possibilidade de produzir tubos, envelopes, caixas e demais formas de embalagem no e-commerce. Tenha em mente, apenas, que essas embalagens precisam ser produzidas no tamanho adequado, evitando custos desnecessários.
Agora que você conheceu as principais embalagens no e-commerce, saiba como é possível criar um padrão para isso. Nesse sentido, você precisa pensar em alguns critérios, e trouxemos exemplos para te ajudar.
Tamanho do produto
O primeiro critério que deve ser levado em consideração é o tamanho do produto. Afinal, a embalagem precisa ser perfeita – nem grande ou pequena demais. Além disso, embalagens espaçosas deixam o produto solto e custam mais caro no frete.
Qualidade do material utilizado na embalagem
Outro critério que precisa estar entre as suas prioridades é a qualidade do material utilizado na embalagem e que tenha relação com os produtos. Por exemplo, é difícil pensar em outro material a não ser latas ou vidros para bebidas, como refrigerantes ou cervejas – por serem impermeáveis.
Formato da embalagem
As caixas nos formatos retangulares e quadrados são as mais econômicas quando pensamos em embalagens terciárias. Outras formas de embalagem podem encarecer o frete e, por isso, você deve consultar essas informações junto aos Correios ou transportadoras da empresa.
Identificação
Para a embalagem no e-commerce, você deve levar em consideração as etiquetas que acompanham os dados relativos à entrega, além de identificar (quando necessário) que o produto é frágil. Isso evita devoluções em razão de quebra por engano.
Inviolabilidade da mercadoria
Por fim, preocupe-se com a devida inviolabilidade da mercadoria, e isso só é possível com uma embalagem de qualidade. Com isso, você evita a abertura do pacote por terceiros durante o processo de logística. Para que isso seja possível, conte com uma fita adesiva para vedar as caixas antes da expedição.
Você deve estar se perguntando: qual a importância e por que eu devo investir na padronização de embalagem no e-commerce? Essa é uma prática que deve ser estimulada na sua empresa, tendo em vista os benefícios que ela agrega.
Por exemplo, com essa padronização, você está investindo também na fidelização de clientes. Isso porque os consumidores se importam (e muito) com a estética dos produtos que adquirem. Logo, você pode aumentar o seu leque de clientes com uma simples padronização de embalagem.
Além disso, outro motivo para você padronizar a embalagem dos seus produtos é a influência que isso tem na cultura organizacional da sua empresa. Esse é um fator que também influencia os clientes, pois eles conseguirão identificar com facilidade a sua marca.
Por fim, destaca-se que a padronização de embalagem no e-commerce é uma forma de proteger os seus produtos. Esse padrão evita imprevistos, do ponto de vista dos clientes e dos operadores logísticos. Assim, o preço de entrega será previsível, auxiliando na projeção e contabilidade de vendas.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.