A Black Friday é uma das datas mais aguardadas no varejo, por isso, você deve contar com uma logística muito bem estruturada, em especial a etapa de picking.
O principal objetivo da Black Friday é fazer com que os produtos sejam comercializados com um custo menor, a fim de atrair o interesse dos clientes. Isso fará com que os consumidores comprem mais.
Logo, a empresa consegue obter mais lucros nessas compras, e todos ganham com a Black Friday. Porém, por trás dessa data, deve existir um planejamento logístico com a finalidade de mapear e executar todas as operações logísticas.
Todas as etapas devem ser seguidas à risca a fim de garantir uma melhor experiência do ponto de vista do cliente. Nesse sentido, confira a seguir a importância de investir em uma boa logística para a Black Friday.
Como é de senso comum, a data da Black Friday traz consigo uma movimentação no que se refere às compras e vendas, em especial através da internet. Isso porque as lojas contam com muitas pessoas com a pretensão de comprar os produtos ao mesmo tempo.
Por esse motivo é tão importante adotar uma logística bem estruturada, pois as empresas devem atender a demanda em quantidade, além do valor do frete. Com a finalidade de que nenhuma empresa se prejudique nessa época, é primordial investir em estratégias para atender a alta demanda.
Nesse sentido, quando um cliente adquire um produto pela internet, ele deseja uma entrega ágil. Com a demora desse pedido, a experiência dos clientes pode ser prejudicada, comprometendo a imagem da empresa. Isso pode trazer um feedback negativo para os outros possíveis clientes.
Existem alguns passos primordiais para uma melhor logística no período da Black Friday, e alguns deles trouxemos a seguir.
Planejamento das vendas
Para planejar as vendas, é preciso contar com informações e dados precisos com uma certa antecedência, a exemplo estoque, frete, períodos e prazos, condições dos canais, divulgação e outros. Esses fatores podem preparar a sua empresa com o intuito de atender a demanda no referido período de vendas.
Nesse planejamento de vendas, verifica-se ainda os servidores do site da loja e como eles se comportam diante de uma quantidade alta de visitas. Se o site cai com frequência, isso interfere de maneira negativa na experiência do cliente.
Confira ainda quais são os produtos que mais têm procura e lucro. Com o planejamento desses produtos na quantidade adequada para não ficar com um estoque excessivo ou com faltas importantes. Saiba que a sua loja terá destaque interessante na Black Friday.
Por fim, selecione quais são os produtos que podem receber descontos, realizando o cálculo do percentual. Caso você opte por inserir um cupom de desconto, saiba que isso deve ser esclarecido para o cliente, fazendo com que ele se sinta mais motivado para comprar no seu e-commerce. Ademais, é primordial planejar de forma estratégica as promoções para o cliente.
Controle do estoque de produtos
Na logística da Black Friday, o controle do estoque deve ser medido com frequência. Por isso, você deve ter um inventário antes de iniciar o período de compras, a fim de disponibilizar uma quantidade adequada de mercadorias, atendendo a alta demanda.
Caso algum produto esteja em falta e ele tenha uma saída frequente, isso pode colocar à prova a satisfação do cliente. Por outro lado, com a sobra excessiva de um item, pode representar um desperdício para o seu negócio. Ao investir em um planejamento logístico, você deve definir uma quantidade adequada para atender uma demanda alta, com foco na Black Friday, com promoções e muitas visitas no site.
É neste momento que se faz necessário definir algumas etapas, como a de picking - ou a separação de pedidos. O picking na logística tem como objetivo separar todos os produtos comercializados que devem ser enviados ao destino indicado.
Fretes, prazos e transportes
Tanto o transporte como as frotas são elementos que precisam da atenção dos gestos. Afinal, sem o planejamento e roteirização para a entrega dos itens, isso costuma gerar atrasos na entrega, ensejando em reclamações dos clientes. Já o valor do frete impacta na decisão de compra do site.
Diante de uma alta demanda de vendas na Black Friday, é muito comum que ocorra o retorno de produtos. Isso pode ocorrer com uma entrega equivocada de um produto ou da encomenda como um todo. No pós-venda, se realizado com atenção e corretamente, isso faz com que o produto não volte e garante a fidelização do cliente.
Se o caso exigir a troca de um produto, a empresa precisa investir em uma logística reversa com o intuito de atender uma demanda alta no período de Black Friday com o mínimo de erros no reenvio dos produtos. Nesse cenário, a melhor opção para o seu e-commerce é a contratação de uma empresa de logística para atender essa demanda, com foco na logística reversa.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Na Black Friday, este é um ponto que merece a sua atenção.
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