Você sabia que existe uma relação direta entre logística e marketing? Saiba como aplicar essa conexão essencial para o sucesso do seu negócio!
Não é incomum ver a integração de duas áreas dentro de uma empresa: o marketing costuma estar ligado com as vendas, as vendas se comunicam sempre com o setor de estoque, o transporte e o armazém caminham lado a lado e por aí vai.
No entanto, algumas ligações parecem ser improváveis, como é o caso da logística e marketing, mas você sabia que essa é uma conexão muito poderosa? Entenda melhor a seguir!
Antes de adentrarmos na relação da logística e marketing, avaliando como esses dois setores estão ligados, é importante avaliar as principais atribuições de cada um.
Do ponto de vista da logística, destaca-se que o seu ponto principal é o planejamento, implementação, manutenção e demais ações relacionadas à estratégia do negócio, produto ou processo específico. Ao produzir um novo produto, o setor da logística indica os recursos necessários para isso, como materiais e equipe.
Nesse sentido, é possível afirmar que a logística é responsável por todo o processo que parte do recebimento dos produtos de fornecedores, acondicioná-los para a venda, armazená-los e enviá-los para lojas ou atender aos pedidos realizados on-line.
Por outro lado, temos ainda as atribuições do marketing. Dentre elas, é possível ressaltar a função de determinar que tipos de produtos ou serviços são mais prováveis de satisfazer os clientes, desenvolver as ideias para os produtos ou serviços mais procurados e identificar o mercado-alvo para cada produto.
Além disso, o marketing também pode decidir sobre um preço adequado para o produto ou serviço (uma vez que entende melhor sobre o público do que outros setores internos) e criar uma estratégia promocional e um canal de distribuição.
Avaliando cada atribuição, fica fácil perceber que a logística e marketing podem render uma conexão muito poderosa para alavancar as suas vendas.
A relação da logística e marketing resulta no marketing logístico, que combina o potencial de cada um desses setores a fim de fortalecer a marca. Este conceito se concentra na satisfação do cliente, e por isso a abordagem operacional não se baseia apenas na venda do produto e na entrega ao consumidor da forma mais econômica possível.
A partir de agora, o marketing logístico tem como principal objetivo fidelizar clientes através da geração de experiências satisfatórias. E você sabia que isso é possível antes, durante e depois de uma venda? Confira como.
A logística e o marketing podem trabalhar juntos, de modo que a equipe de logística define os prazos e o marketing os comunica aos clientes, por exemplo.
Outro fruto da colaboração da logística e marketing é a criação de campanhas promocionais. Para que isso funcione, é preciso combinar as alterações no produto (quando um item é adicionado como valor agregado ou são embalagens com diversos itens) e a atualização da etiquetagem. Além disso, você precisa calcular uma estimativa de vendas e o giro de estoque previsto, uma vez que afeta a localização no armazém.
Ainda antes da venda, é possível identificar o excesso de estoque a partir do armazém e informar isso ao setor de marketing. Portanto, as promoções serão melhor planejadas como uma forma de liberar o estoque e espaço para uma nova rodada de armazenagem.
Durante uma venda é o momento mais importante para os resultados da aliança entre a logística e o marketing. Um exemplo é garantir a disponibilidade de estoque e evitar rupturas neste armazém. Para que isso se torne realidade, você precisa definir estoques de segurança de acordo com os planos de marketing e vendas.
Durante a venda, você também pode gerenciar com eficiência a informação de estoque, com o intuito de que o marketing + vendas considere estratégias de vendas e promoções. Com isso, você evita colocar em oferta itens com baixo estoque.
Aproveite essa aliança da logística e marketing para preparar os pedidos no estoque e evitar erros. Além disso, a empresa também garante a rastreabilidade dos pedidos para informar o status do envio aos clientes.
Essa junção dos setores é útil para organizar a entrega da mercadoria seguindo os prazos estipulados, de modo a garantir rapidez e eficiência. No geral, o marketing logístico só pode ser realidade na sua empresa com uma “supply chain” integrada, acompanhada em tempo real e na qual os dados são compartilhados para aprimorar o trabalho em equipe.
A experiência da junção logística e marketing vai além da entrega. Por um lado, você está suscetível ao pedido do cliente para uma troca ou devolução. Assim, a logística reversa deve garantir o seu recolhimento, a troca por outro produto ou a substituição por outro item. O setor de marketing deve analisar os novos dados gerados e considerá-los para fidelizar o cliente.
Percebe como a logística e marketing são dois setores que caminham lado a lado? Essa junção pode render muitos resultados positivos para a sua empresa, mas, para isso, você precisa ter uma logística bem definida – e a Platinum Log pode te ajudar com isso!
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