Os indicadores de desempenho logístico são fundamentais para que você tenha controle do seu negócio. Conheça 7 exemplos para implementar na sua empresa!
Em uma empresa, é necessário ter controle do desempenho, e para isso você pode contar com a ajuda de alguns indicadores de desempenho logístico. Esses indicadores também podem ser chamados de Key Performance Indicator, KPIs, indicadores chaves de desempenho e muitos outros.
Seja qual for o seu nome, o objetivo é um só, trazer métricas para que você avalie da melhor forma o desempenho do seu negócio. Quanto mais cedo você adotar essa estratégia, mais fácil será de controlar a evolução da sua empresa. Inclusive, existem diversas opções de indicadores de desempenho logístico, porém, você deve escolher os que melhor atendam à sua empresa.
Dito isso, vamos conhecer 7 indicadores de desempenho logístico para que você aplique na sua empresa.
Uma logística tida como ideal é aquela que consegue entregar as mercadorias ao cliente em um prazo curto, dentro do prazo definido desde o início. Além disso, o produto deve chegar ao cliente em perfeito estado de conservação.
No entanto, essa meta só pode ser alcançada com o devido acompanhamento de desempenho. Nesse momento, surge o indicador de desempenho logístico. Esse monitoramento existe com o objetivo de acompanhar a execução dos processos logísticos – e como isso é visto pelo consumidor.
Dessa maneira, os indicadores de desempenho logístico visam entender como o negócio precisa melhorar em certos pontos e o que está funcionando.
Você sabe qual a importância dos indicadores logísticos? Você deve investir em indicadores de desempenho logístico a fim de colocar em prática as mudanças necessárias no seu negócio. Essa é uma maneira inteligente de compreender como está a execução de tarefas por parte da sua equipe.
Ou seja, a sua equipe de marketing precisa de treinamento? A equipe de vendas está precisando de mais integrantes? A área de armazém deve ser maior para abrigar mais mercadorias?
Você só tem como entender a resposta dessas perguntas se estiver, de fato, acompanhando a evolução do desempenho logístico. Todos os setores do seu negócio possuem uma certa integração entre si, e o ponto que liga todos é justamente o setor logístico.
Como foi dito acima, existe uma variedade enorme de indicadores de desempenho logístico, porém, trouxemos 7 exemplos a seguir para você conhecer e implementar na sua empresa. Confira!
O One Time in Full é considerado um dos mais importantes indicadores, chamado também de OTIF. Isso porque esse indicador se encarrega de medir se os prazos foram cumpridos de maneira adequada. Esse indicador também verifica se as entregas foram realizadas de modo correto e se as mercadorias foram entregues no lugar indicado pelo cliente sem nenhuma avaria.
Dessa maneira, o OTIF traz alguns dados, como se os produtos foram entregues no prazo indicado e informado ao consumidor. Com este indicador baixo, você deve solucionar os problemas de atendimento de pedidos. O cálculo do OTIF é feito da seguinte forma: número de entregas dentro do prazo / número total de entregas X 100.
Outro indicador interessante é o que mede o atraso nas entregas da sua empresa. Assim, você deve corrigir as falhas do envio de mercadorias e colocar em práticas estratégias de envio das cargas. Esse indicador tem relação com a satisfação do cliente – pois, com um tempo de atraso muito grande e frequente, o consumidor dificilmente deseja voltar à marca
Esse indicador tem como base o tempo que o pedido foi concluído, e por isso é chamado de Lead Time. Ou seja, você leva em consideração o tempo que o pedido foi concluído, desde o momento em que o pedido foi inserido no sistema, passando pela entrega, chegando até o recebimento.
Esse é um indicador mais abrangente, e por isso ele é capaz de identificar possíveis falhas internas no seu setor logístico. Nesse sentido, é comum se deparar com algumas falhas, como falta de mercadoria no estoque ou atraso no transporte.
O Perfect Order Rate, ou o pedido sem incidente no caminho, é aquele que mede a quantidade de itens que foram objeto de pedidos do cliente e que passaram por todo o processo logístico sem nenhum incidente. E por incidente, entenda como avarias ou atrasos, por exemplo. Essa é uma maneira de medir, de forma eficiente, a sua cadeia de suprimentos.
O tempo médio de entrega é aquele que monitora o tempo necessário para o pedido ser preparado e chegar ao consumidor. Assim, leva em consideração o período desde o pedido pelo cliente até o momento em que ele chega no endereço final. Esse indicador serve como uma base para que você informe os seus futuros clientes sobre um prazo mais real de entrega.
Ao emitir notas fiscais e entregar ao transporte, é possível que a transportadora responsável encontre algum erro, como o valor incorreto do pedido ou ausência de informações sobre o endereço indicado. Esse é um indicador que lhe dá a oportunidade de conferir a necessidade de retrabalho na emissão de documentos.
Por fim, o último indicador logístico que trouxemos é o da acuracidade do inventário. Nele, você pode entender a diferença entre as mercadorias do estoque e as informações constantes no seu sistema. Para isso, é necessário realizar a contagem de todos os itens no estoque e comparar com o sistema. O cálculo usado nesse indicador é: quantidade física do item X 100 / quantidade do item no sistema.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
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