Você sabia que melhorar a experiência do consumidor com a sua marca pode aumentar as vendas? Saiba como fazer isso no seu negócio!
Toda empresa precisa de lucro para manter ativo o seu negócio, e sempre ter o orçamento necessário para novos investimentos, como nos setores de atendimento, vendas e de marketing. Porém, para isso, você precisa de clientes!
Você sabe conquistar clientes? Para captar, a sua empresa precisa oferecer preços atrativos, frete com valor baixo e produtos de qualidade. Mas isso não é suficiente para fidelizar os clientes.
A fim de tornar fiel o seu cliente, é necessário entregar a melhor experiência do consumidor possível. Você sabe fazer isso? Confira 4 dicas que podem te ajudar!
Por que a experiência do consumidor é importante para uma marca?
A experiência do consumidor pode ser entendida como um conjunto de percepções e sensações que o cliente tem com a sua empresa em um processo comum de compra.
Isto é, na prática, que a experiência é a soma de todas as vivências do consumidor com a sua marca desde a descoberta até a conclusão de uma compra – chegando até a fase de pós-venda.
Oferecer uma experiência de qualidade ao cliente está se tornando cada vez mais prioridade das empresas, sendo um diferencial. Caso você ainda esteja em dúvida sobre colocar o consumidor como prioridade do seu negócio, saiba que essa é a melhor estratégia para aumentar as vendas e fidelização de clientes.
Além de aumentar o lucro da sua empresa, garantir uma boa experiência de compra transforma os seus clientes em embaixadores, divulgando por livre e espontânea vontade os seus produtos para conhecidos. Esse é o marketing mais antigo: o “boca a boca”.
Uma compra não deve se limitar ao pagamento de um produto, ela precisa de uma experiência completa, desde o atendimento, passando pelo pagamento facilitado até a entrega mais ágil. Se você acha que a experiência do consumidor da sua marca está deixando a desejar, confira 4 dicas que podem te ajudar a melhorá-la.
1. Conheça o seu cliente
O primeiro passo para atender melhor o seu cliente é conhecendo o seu perfil, juntamente com as suas preferências e dores. É aqui que você entende como o seu consumidor gosta de ser atendido, oferecendo uma experiência personalizada.
Além disso, descobrir qual o meio de comunicação mais utilizado pelos clientes e investir neles – ter uma diversidade de canais para atender os consumidores é primordial para tornar o seu negócio mais acessível. Alguns desses canais são e-mail, ouvidoria, SAC, auto atendimento e chatbots, por exemplo.
2. Reveja a sua jornada de compra
Qual a jornada de compra atual da sua empresa? Quantas etapas o consumidor precisa percorrer até chegar à conclusão de uma compra. Diminuir essas etapas pode atrair mais clientes e melhorar a sua experiência na marca.
No geral, essa jornada precisa se resumir ao aprendizado, descoberta da marca, reconhecimento da dor, considerar a solução oferecida por sua empresa e decidir sobre a compra. Não é interessante criar mais etapas, pois só vai aumentar a jornada de compra do consumidor.
Quanto mais longa essa jornada, menos satisfeito e mais frustrado o cliente se sentirá. Estreite o relacionamento com o cliente, aumente a fidelização e eleve a confiança do negócio com uma jornada mais curta.
3. Realize entregas mais ágeis
Nada melhor para tornar incrível a experiência do consumidor como uma entrega rápida. Todo cliente deseja receber com agilidade (e não pressa) o seu produto, e se a sua empresa conseguir fazer isso, com certeza será um diferencial.
Por isso, avalie como está sendo feita a entrega hoje em dia e de que forma é possível melhorá-la. Verifique se é melhor ter uma frota própria ou terceirizada, por exemplo – levando em consideração os custos de compra e manutenção.
É neste momento que se torna fundamental investir em um TMS, que é um sistema de gerenciamento de transporte. Ele garante que todas as operações de transporte sejam geridas de modo integrado, agregando produtividade à equipe.
Além disso, ofereça ao cliente mais de uma opção de entrega, podendo ser expressa, next day delivery ou same day delivery. Essa melhoria também considera os custos de frete, em que o menor custo vai atrair os clientes.
Se possível, realize campanhas de frete grátis ou frete fixo com base na região do cliente. Esse tipo de estratégia pode fidelizar o seu público – mas confira se essa é uma opção viável para a sua empresa.
4. Garanta que o seu produto está disponível no site e no estoque
O produto que está sendo oferecido no site precisa estar disponível no seu estoque, e por isso você precisa investir em sistemas e ferramentas tecnológicas para gerir melhor esse armazenamento.
Não há nada mais frustrante do que fazer um pedido de um produto que está indisponível no estoque do lojista – isso com certeza não é uma experiência legal para o consumidor.
Para resolver isso, invista em uma solução moderna, como o ERP, que é um sistema de gestão integrado. Ele permite que todos os dados de uma empresa estejam reunidos em uma única plataforma. Imagine como a comunicação entre os setores (e a disponibilidade de produtos) será muito mais fácil!
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Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
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