O ticket médio é um importante indicador financeiro para o seu e-commerce, então, confira 3 dicas que podem aumentar a sua rentabilidade.
A fim de ter uma excelente gestão do seu negócio, é importante focar não apenas na execução, mas também na análise dos resultados. Essa análise pode ser feita com o uso de indicadores de desempenho, mais populares como KPIs.
Dentre os principais indicadores podemos citar o ticket médio, que traz uma boa noção sobre a situação financeira da empresa, a partir do comportamento do seu atual cliente.
Porém, muitas empresas deixam de acompanhar a evolução desse indicador por achar que apenas o dinheiro que entra e sai que importa. A análise dessa e de outras métricas é fundamental para melhorar o seu desempenho nos setores de vendas, atendimento e marketing, por exemplo.
Dito isso, hoje você vai entender o que é esse indicador e como melhorá-lo.
Inicialmente, é importante entender o que é o ticket médio. Estamos nos referindo, então, a um indicador que representa a média de valor gasto nos seus pedidos. Quanto maior o ticket, mais dinheiro os seus clientes estão gastando. Ou seja, esse indicador leva em consideração o comportamento do seu cliente com a marca.
Esse ticket traz o valor médio gasto pelos clientes ao comprar os seus produtos. Ele costuma ser calculado de forma geral, porém, nada impede que ele seja calculado de forma específica com algum produto ou serviço.
A lógica é que quando o ticket sobe, o seu lucro segue esse aumento. Além disso, esse KPI também pode demonstrar como está a fidelização de clientes.
O ticket médio pode ser visto como um dos principais indicadores para o setor financeiro da sua empresa – senão o maior. Afinal, ele traz informações preciosas que fazem toda a diferença na hora de elaborar uma ação estratégica ou planejar novas campanhas de venda para a marca.
Junto com a importância da análise do ticket médio, é preciso saber como calculá-lo. Isso porque ele precisa ser analisado considerando um determinado histórico, e não de forma aleatória.
Ao isolar um tempo específico e analisar o valor médio, pode ter certeza de que esse resultado não é a realidade do seu negócio. Imagine que você tem uma loja de roupas e está analisando este indicador no mês de dezembro.
Dezembro é um mês festivo, e por isso muitas pessoas buscam os mais variados presentes para agradar amigos e familiares. Logo, é provável que esse mês seja um período de maior lucro em comparação com outros períodos que não tem a mesma rotatividade de clientes.
Por isso, considere todo o histórico da empresa e se baseie no segmento em que o seu negócio está inserido. Essa é uma forma de obter a realidade da marca quanto aos gastos mensais do consumidor.
Olhando de fora, o ticket médio parece ser um indicador super complexo de calcular, mas isso não é verdade. Estamos falando de um valor médio gasto na sua empresa, então, para calculá-lo, você deve ter como parâmetro o valor faturado e a quantidade de pedidos.
Lembre-se ainda de definir um período para analisar, podendo ser mensal, trimestral ou anual, mas sempre com um histórico do mesmo períodos em anos passados. Em seguida, basta dividir o faturamento total desse período pela quantidade de pedidos e você terá o ticket médio.
Agora você entende a importância de analisar, acompanhar e calcular o ticket médio da sua empresa? Se você deseja aumentar esse valor médio, confira 3 dicas que podem te ajudar!
De antemão, é importante esclarecer que aumentar esse indicador significa tornar a sua marca mais atrativa e convencer mais clientes de que os seus produtos devem ser comprados no lugar dos oferecidos pela concorrência.
1. Faça campanhas de frete grátis ou fixo
Para aumentar o seu ticket médio, uma estratégia interessante é realizar campanhas de frete fixo ou grátis. Você consegue imaginar a felicidade do seu cliente ao adicionar um produto no carrinho e descobrir que a entrega será isenta de custos? Ele com certeza vai recomendar a sua loja para conhecidos.
Porém, tome cuidado! Essa estratégia só deve ser adotada por empresas que realmente avaliem e constatem que será viável. Não adianta oferecer algo que representará prejuízo no futuro.
Para tentar equilibrar essa ausência de custos, é comum que os lojistas ofereçam esse frete grátis ou fixo a partir de uma determinada quantia gasta (como valor mínimo da compra).
2. Ofereça descontos progressivos e combos de produtos
Oferecer descontos progressivos pode ser uma maneira interessante de incentivar o seu cliente a comprar cada vez mais produtos. Claro que isso vai gerar um aumento do ticket médio! Porém, você também precisa analisar o planejamento financeiro da sua empresa antes disso, evitando prejuízos na margem de lucros.
Outra dica nessa mesma linha de pensamento é montar combos promocionais, isto é, ao comprar uma certa combinação de produtos, o cliente terá descontos no valor total. Ao montar esse kit, procure misturar itens de grande e baixa saída.
3. Entregue a melhor experiência de compra possível
Aumentar o seu ticket médio não significa, necessariamente, trazer novos clientes. Esse aumento pode acontecer com os clientes fiéis, desde que eles tenham um motivo para voltar. E qual motivo seria esse? Uma experiência excelente de compra!
Para que essa experiência seja realmente incrível, você precisa garantir a disponibilidade de produtos (com o controle e gestão de estoque), a separação dos produtos corretos (picking), embalagem adequada para cada tipo de produto (packing) e a entrega no prazo correto.
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