Transporte B2C

Aqui você entenderá como funciona o transporte B2C, que vende seus produtos e serviços para pessoas físicas.

O B2C quer dizer em sua tradução, “da empresa para o consumidor”. São negócios como uma loja de eletrodomésticos, roupas, clínicas de estética, odontológica e todas as empresas que oferecem serviço diretamente ao cliente comum. Ou seja, o transporte B2C nada mais é que a entrega do produto comprado da loja até o consumidor. 

Como funciona o Transporte B2C

As operações do sistema B2B são bem mais fáceis de serem entendidas, pois ela se faz presente para toda a população que consome. Exemplos são:

  • os supermercados e lojas de departamentos;
  • Indústrias e distribuidoras que atendem consumidor final;
  • Empresas que trabalham com shows, cinema, teatro e outras manifestações; artísticas voltadas ao público;
  • Lojas de passagens turísticas; 
  • Entre outras.

B2B e B2C

Os termos B2B e B2C são expressões que determinam qual o tipo de consumidor que o produto ou serviço é destinado. No B2B (business-to-business), as operações são feitas entre empresas, ou seja, uma empresa vende para outra empresa.

O B2C (business-to-commerce) os serviços de uma empresa são destinados ao consumidor final, cliente comum.

Nas vendas B2C, as relações não costumam ter longa durabilidade por ser normal consumidores comprarem motivados por emoções ou necessidades momentâneas. 

Para as empresas que buscam focar no B2C, é importante conhecer bem os produtos que serão ofertados para saber se estão de acordo com o perfil de seus consumidores. Esse é o primeiro passo para ajudar a fechar vendas. É diferente das vendas B2B, que são destinadas a outras empresas com maior quantidade de produtos por compra. 

Sendo assim, torna- se mais complicada a fidelização do consumidor e o foco se torna o serviço de pós-venda. Conhecendo mais seu público-alvo, fica mais fácil de oferecer soluções customizadas e que atendam mais às necessidades de cada um deles.

Conheça os tipos de transporte B2C:

Existem cinco modalidades de transporte B2C, veja abaixo quais são eles:

Rodoviário

Essa modalidade é a mais utilizada no Brasil. Ele se encarrega por cerca de 75% de toda a distribuição.

São usados caminhões e carretas nas estradas e vem crescendo cada vez mais desde a década de 50. As rotas são planejadas e o trajeto une de norte a sul o país, embora essa modalidade de transporte B2C seja indicada em situações de curta distância. 

Porém a alta do custo do combustível e dos pedágios, influenciam de forma direta essa categoria de transporte, podendo ser uma desvantagem.

E a vantagem é a simplicidade na hora de fazer a contratação do serviço, a flexibilidade na definição das rotas e pode também ser combinada com outras modalidades como o ferroviário e o aéreo. 

Aéreo

Nesta modalidade de transporte B2C, é permitido cobrir distâncias maiores, em que o alcance dos transportes rodoviário não conseguem ter cobertura. São os casos de conexão de territórios nacionais e internacionais de maneira ágil.

Porém esse tipo de transporte B2C tem limites para volumes de cargas, tamanho e quantidade de produtos transportados. É indicado para o carregamento de mercadorias frágeis, como é o caso de produtos eletrônicos. 

As vantagens são várias, ela cobre longas distâncias, não se prende em trânsito, os aeroportos sempre estão próximos a centros urbanos e tem mais rapidez na hora de transportar a mercadoria.

Aquaviário

Assim como o transporte B2C aéreo, o aquaviário também é indicado para percorrer grandes distâncias, porém necessita de um maior tempo de espera por parte do cliente. Nesta modalidade, é indicado o envio de grandes quantidades de cargas.

Para ser efetivo, precisa ser combinado com outras categorias de transporte e a mercadoria necessita ser escoada dos portos. 

As vantagens são o transporte de grandes volumes de mercadoria, longos trajetos e valor de frete mais baixo

Independente de qual seja o segmento da sua empresa, B2B ou B2C, é de extrema importância sempre ter em mente qual é o PCI (Perfil de Cliente Ideal) e a persona. Para que você saiba como lidar com os meios de serviço. 

Uma grande vantagem no atendimento de transporte B2C é que ao fazer um atendimento personalizado para cada cliente, as chances de captação e conversão em futuras vendas são maiores.

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Outro ponto importante que o gestor logístico deve se atentar em uma distribuição B2C é o tipo de entrega a ser escolhido. No geral, há dois modelos. Confira mais sobre eles a seguir.

CIF

O Cost, Insurance and Freight é a modalidade mais comum. Nele, quem vende o produto se responsabiliza pela negociação de custo do envio e pela entrega da mercadoria até o cliente.

Quando você compra um item na internet, geralmente o vendedor utiliza o CIF e você só se preocupa com o pagamento como um todo. Entre outras coisas, o embarcador resolve questões como:

  • escolha do operador logístico;
  • impostos e seguros;
  • custo do envio.
FOB

No Free On Board (embarque livre, em tradução livre), todas as responsabilidades ficam por conta do comprador. O trabalho de quem vende é apenas disponibilizar o produto em um local pré-definido para que seja coletado.

Todos os valores, impostos e riscos da entrega são tomados pelo destinatário. Todo esse processo exige maior conhecimento e análise na hora de tomar as decisões.

Por outro lado, o cenário do FOB abre maior possibilidade para negociações de preços dos produtos. Com o comprador arcando com diversos custos logísticos, ele pode compensar os valores das mercadorias.

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