Primeiramente, devemos entender quais são os processos que a operação logística engloba. Suas principais etapas são a armazenagem dos produtos, controle e gerenciamento do transporte de mercadorias.
A operação logística engloba todo um mercado de compras de equipamentos, compromisso com prazos e com todos os colaboradores envolvidos até o cliente final.
É importante montar uma estratégia que seja eficiente para a empresa e consumidor, que os prazos sejam cumpridos e que as cargas sejam totalmente conservadas para evitar problemas de devolução de produtos e a insatisfação do cliente, que é um fator decisivo para garantir sucesso no fluxo de vendas.
Veremos abaixo como funciona cada etapa da operação logística.
Quando é solicitado o contrato de uma empresa terceirizada, o setor logístico fica encarregado do estoque, separação e envio dos produtos para os consumidores.
Esta é uma das principais etapas, pois é aqui que cuidam da entrada e saída de mercadorias, e também são responsáveis para que não haja qualquer dano ou perda no estoque, tanto de produtos quanto de tempo nas operações.
Ter um bom controle do estoque é muito importante para que se obtenha sucesso em uma operação logística.
Uma empresa que cuida da operação logística, precisa sempre estar atenta para que tudo ocorra conforme o planejado, cuidando principalmente da organização das prateleiras, etiquetamento de produtos com a descrição de cada um deles, a fim de facilitar a localização na hora da separação para envio até o cliente final.
São 5 etapas primordiais para o bom funcionamento de toda a operação logística de uma empresa, sendo elas:
A etapa de recebimento é a chegada da mercadoria no estoque, onde é realizada toda conferência da carga.
Onde é realizado o manuseio da carga para a estante devidamente projetada pelos operadores responsáveis pelo setor.
A etapa de armazenagem é aquela que verifica o melhor local para o armazenamento dos itens que devem ser organizados de forma precisa para que não haja problemas, como atrasos, no momento da separação do pedido.
Aqui é feita a coleta do produto na prateleira, encaminhando a partir do espaço físico de armazenagem até o destinatário final.
Na expedição é verificado se toda a documentação do produto está correta. A partir disso, é feito o controle do volume de cada item que será enviado, com a ajuda de toda a tecnologia existente no mercado para garantir cada vez mais benefícios para a empresa e consumidor.
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Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!
Assim que um pedido é realizado, o sistema traça o melhor caminho estratégico para que o produto chegue com maior agilidade na mão do destinatário final, pois o consumidor estando satisfeito com o serviço provavelmente, ele dará uma boa avaliação para a empresa, que contará muito na hora da captação de novos clientes.
Utilizando uma boa estratégia operacional, você aumenta a produtividade da empresa, otimiza tempo e ainda reduz os custos, como é o exemplo do combustível usado durante os serviços de entrega e até mesmo os excessos de produtos que acabam ficando parados nas prateleiras.
Ao utilizar a tecnologia integrada ao setor logístico você consegue ter total controle referente a cada etapa que engloba todo o processo logístico.
Obtendo um bom suporte e cumprindo com eficácia todas as etapas da operação logística, trará maior sensação de confiança ao cliente para continuar adquirindo os produtos da sua empresa.
A fidelização do cliente é o resultado mais esperado de toda a operação logística envolvida.
Quando você utiliza um sistema personalizado na empresa, você consegue manter todas as informações importantes juntas em um mesmo lugar, o que ajuda muito no momento de ter que fazer escolhas para dar prosseguimento ao processo de vendas.
Uma boa gestão de operação logística é aquela que consegue aprimorar os seus serviços de modo eficaz e obtendo o mínimo possível de falhas durante as etapas. Para isso, é preciso montar um mapa estratégico para que você consiga concluir todos os processos logísticos de maneira bem sucedida.
Uma boa análise é essencial para que você consiga encontrar divergências e melhorias que possam acrescentar positivamente na experiência do cliente final.
O principal é o gerenciamento de entrada e saída de mercadorias, garantindo um bom ritmo de produção. O gerenciamento sendo feito de forma correta, sempre irá atender às principais demandas do mercado da maneira mais eficiente.
O contato com as melhores empresas do mercado e que possuam um bom custo-benefício em parceria, pode melhor satisfação do cliente. Isso é fundamental para o sucesso da sua empresa!
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É imprescindível estudar o mercado para que você entenda o perfil dos consumidores que você deseja atingir. Tendo isso bem resolvido, fica muito mais fácil otimizar as operações logísticas.
O objetivo é ter transparência, agilidade e eficiência para que se conquiste uma boa relação com o cliente final. Este é o papel da gestão, estar sempre se preocupando em realizar o melhor sempre para a fidelizar e captar novos clientes, a fim de fortalecer sua marca no mercado perante a concorrência.
Uma mão de obra especializada pode garantir todo um diferencial nos processos logísticos, por isso, é importante sempre que possível, investir na capacitação de seus colaboradores para obter um melhor retorno no setor operacional.
Fazer checklists é uma importante ferramenta que monitora toda a produção e que pode ser padronizada, com a finalidade de garantir maior organização durante a operação logística de seus negócios.
O rastreio da mercadoria garante que o gestor possa tomar as melhores decisões, evitando que todo o processo se atrase e seja entregue dentro do prazo estipulado, conforme o que foi prometido ao cliente, que inclusive também consegue rastrear em tempo real o seu pedido. Aqui é uma das vantagens mais importantes na operação logística para satisfazer seu cliente.
Um planejamento de rota eficiente é indispensável para que você consiga otimizar o tempo gasto no transporte do produto, para que seja entregue de forma rápida e sem grandes custos durante a trajetória.
Tendo em vista que você já utiliza um sistema ERP em sua empresa, existem outras ferramentas otimizadas que também podem ser utilizadas, como por exemplo, um sistema de roteirização que possa analisar o melhor itinerário de acordo com as demandas exigidas, trazendo economia no transporte e maior fluidez na entrega.
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"Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!
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