O fulfillment é a estratégia que garantirá a eficiência total das operações, desde a gestão de vendas até a satisfação do cliente final. Ou seja, ele atua em todas as operações, buscando manter a organização e eficiência na hora de realizar os serviços contratados.
É uma estratégia de logística que pode ser aplicada tanto em pedidos B2B (business-to-business), quanto para B2C (business-to-consumer).Business-to-business são aqueles pedidos em grandes quantidades de produtos, que são enviados para grandes empresas varejistas.
Trata-se da capacidade de entregar os pedidos aos clientes. Isso pode não parecer algo tão complexo, mas é justamente aí que está a diferença na hora da fidelização dos clientes e o sucesso nos negócios da empresa.
Quando exemplificamos o que é B2B e B2C, a diferença fica clara e sabemos exatamente qual o público-alvo trabalhado em cada modelo. Um meio fácil de exemplificar o B2C está entre o consumidor e o varejista. Já o modelo B2B está diretamente ligado ao comércio atacadista.
O comércio atacadista tem vantagem, comparado ao varejo por questão da quantidade e volume de compra. O modelo B2B Fulfillment costuma receber maior demanda, por se tratar de fábricas, comerciantes e outros distribuidores, já o B2C vende em menor escala, pois seu contato com o consumidor é de forma individual.
Trabalhar com esse modelo de negócio traz inúmeros benefícios. Quando você sabe qual o caminho está percorrendo, fica muito mais fácil desenvolver estratégias que colaborem com o aumento da possibilidade de vendas em sua empresa.
A terceirização do fulfillment é uma tendência assertiva, pois as empresas terceirizadas trabalham para entender e atender com preparo às necessidades das empresas clientes.
Levando em conta que a maioria não têm estrutura física e mão de obra necessária para atender todas as demandas, o que pode aumentar o prazo da entrega, a terceirização pode ser uma ótima opção!
Fora que o processo B2B Fulfillment pode exigir mais atenção da gestão, tirando o foco da atividade principal do comerciante.
E nós sabemos que mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e exigente, por isso, firmar uma parceria com uma prestadora de serviço renomada e que cumpra com eficiência a responsabilidade, através de tecnologia inovadora, a fim de entrar com o diferencial no mercado, resulta em processos menos estressantes para a gestão e maior satisfação para todos os lados envolvidos.
B2B Fulfillment estabelece vínculos de relacionamento a longo prazo com seus clientes varejistas ou e-commerces. Existe troca de dados por meio de sistemas EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados), que atualizam os pedidos em tempo real.
Quando as operações logísticas são bem executadas, a ponto de atender as expectativas do consumidor, é muito provável que ele volte a comprar. Sendo assim, compensa muito investir em serviços de uma equipe qualificada.
Lembre-se, o processo de compra B2B Fulfillment, deve ser impecável, desde o pedido até o feedback do cliente. Cumprindo cada uma das etapas e tratando o cliente como prioridade, você conquistará a fidelização do consumidor.
Existem regulamentos sobre o envio B2B para diferentes setores. Isso contando produtos pesados, remessas internacionais, insumos perigosos e etc. o B2B Fulfillment deve seguir também as regulamentações mais complicadas, principalmente quando o assunto é EDI.
No B2B fulfillment, os pedidos acontecem em maiores quantidades e em volume menor. Muitas vezes os clientes B2B farão pedidos com uma distância de tempo maior entre eles, porém a quantidade de produtos vendidos será maior.
Como os pedidos são mais volumosos, o meio e toda a logística voltada ao transporte e atendimento B2B são bem mais complexos. O envio dos pedidos acontece, por sua maioria, via frete e paletizados, por conta de sua maior quantidade de mercadoria. Mas caso o pedido B2B seja pequeno e couber em embalagem, também é possível fazer o envio B2B fulfillment via pacote.
Por lidar com remessas maiores, os pedidos são mais caros e a carga mais valiosa, o que exige mais atenção, mão de obra, equipamentos adequados e investimento de maior valor em tecnologia de segurança, por exemplo.
Uma boa notícia é que ao contratar os serviços B2B Fulfillment, você dispensa a necessidade de ter um próprio armazém, além de diminuir os custos fixos, como os custos de manutenção da estrutura física, segurança e equipe envolvida.
Uma empresa B2B fulfillment leva vantagem da otimização de tempo durante os processos de operação de vendas, pois conta com uma equipe capacitada que usa estratégias que encurtam a extensão das atividades no dia a dia, evitando conflitos que interferem no tempo.
Tenha a melhor estratégia e encante seus clientes!
Se tratando de B2B Fulfillment, o atendimento é muitas vezes mais sensível, tendo em vista o tempo do prazo de entrega e regulamentos que devem ser seguidos.
Se você precisa de resultados garantidos e bem gerenciados, conte com a Platinum Log! Solicite um orçamento hoje mesmo.
Soluções personalizadas para escalar seu negócio.
A melhor decisão para sua empresa
"Logística é o coração da empresa e a satisfação do cliente está ligada a agilidade da entrega. Em nosso negócio o crescimento exponencial é diretamento associado à busca constante da excelência, e a Platinum Log foi a nossa melhor decisão, pois compartilhamos dos mesmos valores!
Nivaldo Junior, Fundador e CEO Grupo Vitabe
Otimize custos, sem perder qualidade
"O custo benefício realmente foi fator decisivo. Saímos de uma logística própria de excelência e queríamos otimizar os custos de estutura de time sem afetar a qualidade do trabalho desenvolvido e encontramos isso na Platinum Log.
Suzana Andretta, Gerente de Operações Inciclo
Resolvendo desafios com excelência
"Gostamos muito da equipe que nos atende, são pessoas responsáveis e com muita dedicação, estão sempre dispostos a resolver os desafios com excelência e agilidade.
Gabriel Jacobs, CEO BM Beauty
Crescimento para sua Marca
"Essa parceria com a Platinum Log vai nos proporcionar um aumento em 10x a capacidade de expedição proporcionando um crescimento para nossa marca. E graças a tecnologia operando fortemente na produção, esses resultados serão reais.
Felipe Zaron, Gerente Nacional de Supply Chain