O processo de entrega de pedidos com certeza é um dos que mais merece destaque dentro do setor logístico de uma empresa. Isso porque as suas etapas são responsáveis por distribuírem a mercadoria para o cliente e concluírem uma venda.
Desse modo, é interessante assegurar que todas essas etapas terão êxito na execução, com uma boa gestão de entregas, oferecendo um serviço de qualidade e evitando contratempos como riscos de atrasos e acidentes.
Seja qual for o seu mercado de atuação, o envio de mercadorias precisa de um cuidado especial, principalmente no caso das vendas online. Por isso, você deve entender o ciclo de pedido e como é possível superar as expectativas do seu público.
Prova disso está nos resultados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust, Movimento Compre & Confie, que demonstra que apenas no primeiro trimestre de 2022 as compras online aumentaram cerca de 12,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Entenda hoje quais são as principais etapas do envio de pedido para o cliente!
Antes de uma mercadoria ser enviada, ela precisa passar por todo o ciclo do pedido. Este ciclo possui todas as atividades para que o fluxo de produtos desde a empresa até os clientes seja mais fluido. Assim, cada atividade deve ter a melhor execução possível a fim de atender às necessidades do consumidor.
Com o objetivo de garantir uma entrega ágil, você pode diminuir o tempo do ciclo do pedido sem afetar a qualidade, produção e segurança. Você tem que ter em mente que o este ciclo é, basicamente, o tempo entre o momento do pedido e a entrega do produto ao cliente.
Este ciclo define o tempo necessário para o envio de mercadorias.
A organização do envio de mercadorias é fundamental para garantir que o produto chegue ao cliente em condições perfeitas de conservação e no prazo previsto.
Nesse sentido, surge o setor logístico, que tem a função de controlar as operações de produção, controle e distribuição em uma empresa. Assim, o planejamento logístico evita contratempos, como atrasos na entrega, indisponibilidade de produtos no estoque e avarias ao longo do trajeto, que colocam em risco a entrega da mercadoria.
Após entender como funciona o processo de entregas no geral, vamos conhecer as suas principais etapas. Tenha em mente que o envio de mercadorias precisa da ajuda dos setores de estoque, movimentação de produtos, distribuição e entrega.
Conheça a seguir algumas dessas etapas de forma detalhada.
Coleta
A coleta é o primeiro contato com esse processo de envio de mercadorias, uma vez que é aqui que a transportadora que realiza a entrega recolhe o produto na sua empresa, galpão ou outro espaço. Esta fase ocorre todos os dias ou de acordo com as demandas da sua empresa.
Estoque de produtos
O estoque de produtos cria estratégias a fim de otimizar as demandas voltadas para as mercadorias, além da entrada e saída dos produtos no galpão ou centro de distribuição. Além disso, o estoque se responsabiliza pelo cuidado da integridade dos itens, armazenando-os da maneira correta.
Etiquetagem e embalagem
A saída de qualquer produto da empresa depende da sua etiquetagem. Nessa etiqueta, é possível encontrar todos os dados acerca do destinatário do produto, como nome e endereço, além de um código de barras indicando a localização do item. Ela também serve como identificação para a transportadora, para o cliente e para qualquer órgão de fiscalização.
Roteirização
A roteirização da entrega é a criação de trajetos otimizados que garantem a entrega bem-sucedida da mercadoria no prazo indicado para o consumidor no ato da compra. Neste momento, é interessante levar em consideração variáveis que influenciam a performance da transportadora.
Transporte
Aqui é realizado de fato o deslocamento da mercadoria até o local informado pelo cliente na compra. Você precisa decidir, então, qual o tipo de transporte que será escolhido para realizar o envio de mercadorias: se uma frota própria, frota terceirizada ou até mesmo a entrega terceirizada.
A entrega terceirizada (assim como outras etapas logística) tira de você algumas preocupações burocráticas, como manutenção, documentação e revisões no veículo.
Se você não tem hoje estrutura e recursos para realizar todas essas etapas com êxito, saiba que uma solução interessante é terceirizar a logística do seu negócio.
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